Robôs autônomos com luz ultravioleta garantem a segurança de passageiros com a desinfecção de aviões - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Robôs autônomos com luz ultravioleta garantem a segurança de passageiros com a desinfecção de aviões

 

A tecnologia tem oferecido diversos benefícios para a vivência humana, inclusive na área da saúde, por isso, pensando em adiantar a normalização do fluxo de viagens de forma segura, a Uveya, empresa suíça, está testando uma tecnologia que utiliza robôs com luz ultravioleta UV para desinfetar aviões.

O intuito dessa iniciativa é mostrar para os passageiros que o ambiente foi totalmente desinfectado antes de fazer uma nova viagem, por meio de um processo que dura menos de 13 minutos por em modelos de médio porte. A companhia já está testando a tecnologia em modelos da Helvetic Airways, com os robôs que possuem luzes montadas em forma de crucifixo e lançam o ultravioleta em uma luz suave nos aviões.

Para a segurança de todos, o robô é autônomo, não precisando ser controlado por uma pessoa, deixando também todos isentos de resquícios químicos. A tecnologia já é comprovada e usada há mais de 50 anos em hospitais e laboratórios, e agora pretende se tornar algo comum do dia a dia. A Dnata planeja vender os robôs com ultravioleta para aviões e outros ambientes por em média 15.000 francos suíços (cerca de R$ 90 mil).