China é a primeira potência mundial a adotar uma moeda centralizada totalmente digital - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

China é a primeira potência mundial a adotar uma moeda centralizada totalmente digital

 

Com o crescimento das moedas digitais, a República Popular da China iniciou um marco histórico, após ser oficialmente a primeira potência mundial a adotar, de forma estruturada, uma moeda centralizada totalmente digital, a Yuan. O projeto estava sendo estudado desde 2014 e os testes foram finalizados no ano de 2020 com serviços selecionados.

Agora a yuan digital, conhecida também como ‘Digital Currency Electronic Payment ou DCEP’, em português ‘Pagamento Eletrônico em Moeda Digital’, está pronta para começar a circular de forma virtual. Embora muitos confundam, por se tratarem de moedas digitais, a yuan digital não possui outras semelhanças com a Bitcoin ou outros criptoativos que dependem de uma rede blockchain descentralizada. A nova moeda chinesa será emitida, controlada e fiscalizada pelo Banco Popular da China, possuindo convênio.

A China é um país bastante independente de cédulas e moedas físicas, o uso de cartões de crédito e aplicativos financeiros, já digitalizou boa parte das transações. Para movimentar seus primeiros Yuans Digitais, tudo o que será necessário é ter uma linha de telefone celular ativa e identidade, porém, para movimentações mais altas devem demandar mais dados pessoais. A Yuan promete se tornar em breve a terceira maior reserva monetária do planeta, com usabilidade global.