Cientistas americanos desenvolvem cristal mais resistente e forte que os diamantes naturais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Nos dias atuais, o diamante é considerado um dos materiais naturais mais duros e resistentes do mundo, onde, a maioria deles, encontrados na natureza, são utilizados em joias, exibindo uma estrutura cristalina cúbica com um padrão repetido de oito átomos formando um cubo com átomos de carbono em seus vértices, e cada átomo forma quatro ligações com os vizinhos, e isso gera sua resistência absoluta. Porém, agora, cientistas do Instituto de Física de Choque de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram diamantes hexagonais grandes o suficiente para serem extremamente rígidos, produzidos sob experimentos de compressão de choque, que é significativamente mais rígido e forte que os diamantes de gemas regulares.

Onde foram parar o ouro e os diamantes de Minas Gerais? | Super

De acordo com o artigo publicado recentemente na revista científica Physical Review Letters, que expõe os resultados dos experimentos, o diamante é um material único e o mais forte, mas agora, em uma nova forma desenvolvida pelos pesquisadores, se torna o segundo no registro de resistência. O desejo de criar um material mais forte que os diamantes naturais já é antigo entre os pesquisadores, argumentando que o mesmo poderia ter uma variedade de utilidades dentro da indústria.

Diamante mais puro do mundo também traz boa sorte - ISTOÉ DINHEIRO

Para gerar o produto, os cientistas utilizaram pólvora e gás comprimido para impulsionar pequenos discos de grafite do tamanho de uma moeda de dez centavos a uma velocidade de cerca de 15.000 milhas por hora em um material transparente, e o seu impacto produziu ondas de choque nos discos que, de forma rápida e precisa, se transformaram nos diamantes hexagonais. Após este impacto, os cientistas produziram uma pequena onda sonora e usaram lasers para medir o movimento, e constataram que o som move mais rapidamente nos diamantes criados no laboratório do que nos diamantes naturais, tendo em vista que o som se move mais rápido em materiais rígidos.