LVMH, Grupo Prada e Richemont se unem para o desenvolvimento de mecanismo que atesta a autenticidade dos produtos
Três gigantes do mercado de luxo, através de um inédito, uniram suas forças para ajudar os consumidores a identificarem produtos falsificados, como roupas e acessórios. Conhecidas por serem competidoras entre si, a holding francesa LVMH, que possui como subsidiárias Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi, Tiffany & Co, Bulgari, Givenchy e outros, o Grupo Prada que tem sob seu comando marcas como Prada, Miu Miu, Church’s, Car Shoe e Pasticceria Marchesi, e o conglomerado empresarial suíço Richemont, em conjunto, anunciaram a sua iniciativa que estimula a adoção de um solução prática e ativa para atestar a autenticidade dos produtos, em parceria com a tecnologia.
De acordo com o relatório Global Brand Counterfeiting Report, apenas no ano de 2017, o segmento de produtos de luxo perdeu mais de US$ 30 bilhões de dólares devido a compra online de produtos falsificados, e, segundo as três gigantes, a estratégia para combater esse tipo de acontecimento estabelece uma nova forma das marcas de luxo se comunicarem diretamente com os consumidores, contando uma história única sobre a qualidade de seus materiais, fortalecendo a relação entre cliente e marca.
Cada produto das marcas ganhará um certificado irreproduzível, como se fosse um tipo de identidade, onde as informações do mesmo estão protegidas digitalmente, e a ferramenta, que foi desenvolvida em 2019 pela Microsoft e a ConsenSys, permitirá que o cliente tenha acesso ao histórico do produto, o ciclo de vida, a cadeia produtiva e até a sua proveniência. As informações, então, serão adicionadas ao meio digital, de forma que os dados não podem ser modificados, passando a ser um produto único, onde cada grupo tornará as informações acessíveis aos consumidores, seja por aplicativo ou outro meio no mundo digital.