Empresa brasileira lança aplicativo capaz de lê rótulo de alimentos e identificar ingredientes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Empresa brasileira lança aplicativo capaz de lê rótulo de alimentos e identificar ingredientes

Prometendo facilitar a vida de quem possui algum tipo de restrição alimentar ou quem se preocupa com a qualidade de sua alimentação, o Loomos, criado pelos empreendedores gaúchos Fábio Licks e Rodrigo Busata, é programa para celular que usa a câmera para ler o rótulo das embalagens e descobrir quais ingredientes elas contêm.

O Aplicativo consegue identificar produtos que possuem glúten, lactose, corantes, aditivos, açúcares ou algo que possa causar mal a alérgicos e intolerantes, ajudando também quem deseja evitar o consumo de alimentos com corantes, temperos prontos ou outras substâncias indesejadas. Em seu banco de dados o Programa é composto por mais de 10 mil ingredientes catalogados e organizados em mais de 25 categorias, com informações que contemplam 17 tipos de alérgenos especificados pela Anvisa, como castanhas, látex natural, amêndoas e peixes.

Com fácil acesso o usuário escolhe o seu perfil entre os sugeridos, podendo ser alergia a determinadas substâncias, intolerância à lactose, oleaginosas, veganos, vegetarianos ou vida saudável. Depois é só mirar a câmera para a embalagem e o Aplicativo procura na sua base de dados pelo nome de algum ingrediente proibido conforme o perfil selecionado. Os interessados já encontram o Loomos disponível para Android e iOS, em versão gratuita e para assinantes.