Feita de ouro puro, Royal Mint produz a maior moeda de toda sua história que homenageia a Rainha Elizabeth II - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Feita de ouro puro, Royal Mint produz a maior moeda de toda sua história que homenageia a Rainha Elizabeth II

Para marcar o final da “Coleção de Bestas da Rainha” da Royal Mint, casa da moeda estatal que produz moedas para o Reino Unido, sendo uma propriedade integral do Tesouro de Sua Majestade, foi criada uma enorme moeda de ouro comemorativa na Grã-Bretanha.

Foto: Royal Mint

A coleção que é chamada de “Bestas da Rainha”, é composta por uma série de designs de moedas colecionáveis com base em 10 estátuas criadas para a Rainha como guarda de honra de sua coroação, em 1953, e as bestas místicas são representadas por animais como o leão branco, touro, falcão, unicórnio, dragão, grifo entre outros.

As Bestas da Rainha – Wikipédia, a enciclopédia livre

“Bestas da Rainha”

Segundo Clare Maclennan, diretora de divisão de moedas comemorativas da Casa da Moeda Real, a nova moeda lançada estabeleceu um novo padrão para a cunhagem, combinando técnicas centenárias com tecnologia inovadora para desenvolver uma bela e única obra de arte, sendo a maior já criada pela Casa da Moeda Real, estabelecendo-se como um testemunho da perícia e habilidade da equipe da mesma.

Work on the coin

Foto: Royal Mint

A moeda, que possui um valor nominal de 10.000 euros, ilustra todos os 10 animais das estátuas lado a lado, em um único desenho, com uma efígie da Rainha ao centro, e foi feita a mão por uma equipe usando habilidades tradicionais de cunhagem e tecnologia de gravação moderna, polida por quatro dias antes de ser cortada e finalizada a laser com acabamento fosco, além de ser vendida por uma soma não revelada de seis dígitos. Mas, para aqueles interessados em uma versão menor e mais acessível da moeda de ouro gigante, está disponível para compra uma versão adaptada no site da Royal Mint. Além de cunhar moedas para uso nacional e internacional, a Casa da Moeda também produz pranchas, vários tipos de medalhas e barras de metal precioso.