Inauguração do Museu da Moda e do Têxtil une história, cultura e luxo em Portugal - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Inauguração do Museu da Moda e do Têxtil une história, cultura e luxo em Portugal

Com data de inauguração marcada para o próximo dia 20, o novo Museu da Moda e do Têxtil, localizado em Portugal, na Vila Nova de Gaia, vai apresentar a coleção Fashion & Design. O Museu, que foi construído durante a pandemia, custou 10 milhões de euros, com o objetivo de unir história, cultura e luxo.

A inauguração contará com a coleção Fashion & Design, em uma área de cerca de dois mil metros quadrados, organizada em dois pisos. O primeiro piso conta a história sobre a indústria têxtil em Portugal, onde os visitantes podem conhecer a importância daquele setor no desenvolvimento da região Norte do país, assim como na economia.

Os visitantes também contemplarão uma linha do tempo, com os momentos cronológicos mais relevantes da história da indústria têxtil portuguesa, desde o século XVI até à atualidade. Outro destaque é a oportunidade de conhecer um tear de lançadeira dos anos de 1910, anúncios luminosos alusivos a fábricas têxteis antigas, sementes de linho e espólios das antigas fábricas Têxtil Riopele e da Têxtil Manuel Gonçalves. O museu irá expor tipos tecidos, máquinas e roupas, como canelas de fio, medidores de tensão, máquinas de debuxo e amostras de tecido.