Conheça o primeiro Catering Náutico de alta gastronomia do Brasil - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o primeiro Catering Náutico de alta gastronomia do Brasil

Com seu centro colonial português abrigando ruas calcetadas e edifícios do século XVII e XVIII, Paraty é uma pequena cidade com montanhas como plano de fundo localizada na Costa Verde do Brasil, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, possuindo como um de seus pontos de referência arquitetônicos a Capela de Santa Rita a beira mar, construída em 1722.

Paraty está aberta para o turismo: como foi visitar a cidadeVou na Janela |  Blog de viagens

Foto: Divulgação

Com 50 pés e reservando momentos de tranquilidade e de total silêncio em alto-mar, é em Paraty que encontramos uma das embarcações mais conhecidas da região, construída sob medida por artesãos da cidade com madeira de reflorestamento. 

Foto: Divulgação

Nomeado de Sem Pressa Gastromar, o barco possui uma estrutura confortável que abriga sofás, rooftop, lavabo, duchas e uma equipada cozinha, e em 2014, por idealização da chef Gisela Schmitt e Lauretta da Martinica, surgiu o restaurante, estabelecido como o primeiro Catering Náutico de alta gastronomia do Brasil. 

A maré trouxe e a chef Gisela Schmitt ficou pra cozinhar num barco em Paraty  - The Summer Hunter

Foto: Divulgação

Comportando até dezoito pessoas, o estabelecimento dispõe de um menu com receitas criadas a partir de ingredientes locais, orgânicos e sazonais, como frutas e legumes orgânicos acompanhados de patês, torradas com ervas e ricota caseira, além de vinhos e drinques para complementar. 

Foto: Divulgação

Em um ambiente elegante, despretensioso, confortável e que possui uma maravilhosa vista para a Baía de Paraty, a chef Gisela Schmitt utiliza técnicas modernas, como o sous-vide e a desidratação, mas com a alma de receitas confortáveis ao paladar de quem entende que o luxo está no frescor e na simplicidade da combinação certa no cardápio.

Foto: Divulgação

A influência do estabelecimento também advém de grandes restaurantes como Noma, na Dinamarca e Saison, na Califórnia, com uma equipe que participa da pescaria dos frutos do mar que serão servidos aos clientes, garantindo que ele esteja fresco e com qualidade, direcionando o poder da cozinha na mão de todos os cozinheiros sendo responsáveis pelo manuseio, elaboração e apresentação do cardápio. 

Foto: Divulgação

Para os amantes dos bons drinks, o bar oferece uma carta de gin e tônicas preparadas com infusões artesanais, além de opções clássicas que são dificilmente achadas pela região, como o Manhattan, preparado com o original Canadian Club e o Dry Martini com gotas de Noilly Prat.

Gastromar, o primeiro buffet-barco do país, é o hotspot que você deve  conhecer no verão - GQ | Turismo

Foto: Divulgação