Mostra Conexão Transatlântica está na SP-Arte Viewing Room 2021 e traz reedições dos precursores do design moderno - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mostra Conexão Transatlântica está na SP-Arte Viewing Room 2021 e traz reedições dos precursores do design moderno

O elo entre Brasil e Portugal deu origem, sob a organização da ETEL, a mostra “Conexão Transatlântica”, que pode ser vista durante a SP-Arte Viewing Room 2021 e traz um conjunto de reedições originais de peças de design, desenhadas por esses importantes precursores do design moderno, ambos portugueses de nascença: Joaquim Tenreiro e Daciano da Costa.

Foto: Divulgação

As peças deixam evidente as fronteiras que caracterizam ambas as produções apesar da origem em comum. Tenreiro, pai do design moderno no Brasil, é reconhecido como um designer que desafia os limites entre arte e design, com peças feitas com madeiras tipicamente brasileiras e uma sofisticada técnica de marcenaria; apresentado aqui em contraponto com Costa: reconhecido pai do design moderno Português, com criações alinhadas com o modernismo europeu, buscando o bom desenho aliado a produção em série.

Foto: Fran Parente

A ETEL é a principal coleção de design moderno e contemporâneo do Brasil. Fundada há 30 anos pela designer Etel Carmona, Etel assumiu o protagonismo na valoração do design contemporâneo no final da década de 80 e no resgate da história do design brasileiro por meio de reedições de grandes nomes.

Com suas reedições inéditas, ETEL proporcionou o conhecimento de muitas das obras modernistas de alguns dos principais expoentes da arte, arquitetura e design do século XX, como Lasar Segall, Gregori Warchavchik, Oswaldo Bratke, Paulo Werneck, Lina Bo Bardi, Giuseppe Scapinelli, Jorge Zalszupin, Branco&Preto, Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues.

Foto: Divulgação

ETEL é uma marca artesanal com alma internacional e curadoria de design capaz de entregar sofisticação e qualidade, ativando conexões emocionais únicas entre o público e as obras. Para isso, utiliza-se de uma construção criativa do design brasileiro, enraizada na tradição e que pode ser identificada em qualquer lugar do mundo.