Irmãos Campana expõem obras no Centre Pompidou-Metz dialogando com criações de um dos artistas mais importantes do século XVI - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Irmãos Campana expõem obras no Centre Pompidou-Metz dialogando com criações de um dos artistas mais importantes do século XVI

Representando a primeira experiência de descentralização e extensão do Centro George Pompidou de Paris, o Pompidou-Metz é um centro artístico localizado em Métis, entre o Parc de la Seille e uma estação, tendo seu design assinado pelo arquiteto Shigeru Ban.

Foto: Divulgação

Por meio de uma exposição que realiza a conexão entre a arte, o design, a vida e a liberdade, o centro artístico abrigará agora a atemporalidade das obras de Fernando e Humberto Campana, em conjunto com as criações antropomórficas do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, conhecido por criar cabeças de retratos imaginativos, feitos inteiramente de objetos como frutas, vegetais, flores, peixes e livros, formando a categoria distinta de suas outras produções. 

Foto: Divulgação

A exposição nomeada de Arcimboldo Face to Face apresenta no total 250 obras de 130 artistas como Alighiero Boetti, Annette Messager e Cindy Sherman, Francis Bacon, Marlene Dumas e Max Ernst, levando o visitante a permear por séculos de história. Neste cenário, composições pictóricas tridimensionais dos Campana, algumas sendo inéditas, descobrem o campo fértil no mundo Arcimboldo, conectando arte e vida cotidiana por meio de natureza, da mesma forma com que os irmãos fazem com os materiais e referências que utilizam em suas peças. 

Foto: Divulgação

Humberto e Fernando Campana são referência máxima quando se trata de design mobiliário brasileiro, reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos, cuja temática discute principalmente as questões do cotidiano, surpreendendo o público ao transformar artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, explorando as mais diferentes possibilidades de fabricação de móveis. 

Exposição reúne peças dos Irmãos Campana inspiradas na cultura lusa | CASACOR

Irmãos Campana / Foto: Divulgação

A exposição oferece uma visita única aos meandros do pintor misterioso do século XVI, para perfurar a atualidade de seu vocabulário, com quatro obras e uma instalação que marcam a participação dos irmãos brasileiros de sucesso mundial. Os interessados podem visitar o Centro Pompidou-Metz para esta mostra de 29 de maio até 22 de novembro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação