Editora Assouline e a transformação do livro em artigo de luxo
Quando um leitor pensa no objeto livro, muitas pessoas pensam em adjetivos como “esclarecedor, transformador” ou mesmo como uma fonte de muito conforto, mas dificilmente a primeira associação é a um objeto luxuoso. A editora Assouline, fundada em 1994 pela francesa Martine Assouline em colaboração com seu marido Prosper, prova que o mercado literário pode ser tão refinado quanto qualquer boutique.
Desde os primórdios de sua marca, a Assouline tem um nicho muito específico e não publica qualquer coisa; O primeiro livro finalizado pelo casal, “Le Colombe D’or”, é um estudo de seu hotel favorito no sul da França, com texto por Martine e imagens por Prosper. Sua primeira série de livros, “Mémoire”, reúne trabalhos voltados à arte, moda, design e jóias, que incluem luxuosos livros sobre as renomadas grifes Chanel e Dior, entre muitos outros.
O amplo catálogo da marca inclui ainda títulos de viagens e lifestyle, e seu portfólio atual engloba trabalhos aprofundados nas obras de Picasso, produtos Cartier, ou estudo de marca da Coca Cola. A equipe de diagramadores da empresa faz um trabalho primoroso; Cada título, uma obra de arte. Acabamentos em couro, linho, gravuras exclusivas feitas por artistas renomados. Segundo Prosper, “O conteúdo é importante, mas um livro passa 99% do tempo fechado então, precisa ser lindo.”
A Assouline é considerada uma marca para socialites, e é a mais pura verdade.Os mais de 1,700 volumes já publicados são focados em reunir títulos de, para, ou sobre tudo que é cultural e sofisticado. As lojas físicas da marca estão espalhadas nas localidades mais privilegiadas, cada loja um espetáculo de arquitetura e decoração. Dependendo do volume e edição, algumas unidades podem ser adquiridas por mais de dez mil reais.