Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Vacina contra a COVID-19 e seus riscos
Que as vacinas são seguras e nos protegem contra doenças isso é fato. Muitas vacinas apresentam efeitos colaterais, que podem ser mais ou menos frequentes, a depender da vacina. Esses efeitos colaterais são de um modo geral leves, passageiros e infinitamente menores que os agravos que podem vir por conta da doença.
Uma das maiores preocupações no momento é com risco de trombose após o uso da vacina contra a COVID-19. A trombose é quando ocorre a formação de um coágulo ou trombo que obstrui a passagem do sangue no vaso sanguíneo, promovendo reação inflamatória e ausência de oxigenação na região onde o sangue não pode chegar, mecanismo também presente no infarto do coração e no acidente vascular cerebral (AVC).
O risco de trombose pelas vacinas é muito pequeno. Muito maior é o risco de outras situações corriqueiras. Vejamos só alguns exemplos:
Viagem de avião: um caso a cada 4500 voos;
Gravidez até 1,7 casos a cada 1000 gestações;
Uso de anticoncepcionais combinados 1,2 casos a cada 1000 usuárias;
Obesidade, especialmente com IMC maior que 30Kg/m2 chega a três vezes maior que no indivíduo de peso normal.
O risco de trombose pela COVID-19 é de 16,5%, ou seja, 165 pessoas a cada 1000 acometidos com a doença. Já o risco de trombose pela vacina que foi muito questionada por motivo é de 0,0004%, ou seja 0,4 pessoas a cada 1000 vacinados!
Diante disso, não tenham medo de se vacinar. Devemos mesmo é manter uma vida saudável com boa alimentação, praticar exercícios físicos, manutenção do peso e orientações específicas, como uso de meias elásticas para gestantes e em viagens. Isso sim são coisas que devemos praticar para evitar trombose, e não evitar a vacina. E, mesmo assim, se ao se vacinar tiver qualquer sintomas como falta de ar ou dores nas pernas, não hesitem em procurar assistência médica com brevidade.
Cuidem-se!
Dra. Maria Carolina Valença*
CREMEPE 14358 – RQE 4803
*Declaro não haver conflito de interesses com a indústria farmacêutica ou comercialização de vacinas.
*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE), Preceptora de ensino do CISAM/UPE e CAM/IMIP
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739
Instragram @dracarolvalenca