Exposição terá como palco residência onde Jorge Zalszupin viveu por seis décadas
Adentrado ao Brasil na década de 1950 após escapar da perseguição aos judeus na Polônia e ter cursado arquitetura na Romênia, Jorge Zalszupin foi um arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro, considerado um dos ícones do modernismo. Com seu legado sendo sempre lembrado, a residência moderna onde o arquiteto viveu suas últimas seis décadas será palco de uma exposição organizada pela ETEL.
Foto: Ruy Teixeira
A ETEL é considerada a marca de maior expressão em móveis de luxo no Brasil, com reconhecimento nacional e internacional, e batizou esta exposição como (Entre)tempos: Tributo a Jorge Zalszupin, apresentando a residência que possui todos os móveis e obras de arte assinados pelo arquiteto, sendo algumas peças do acervo pessoal do polonês e outras reedições originais da coleção ETEL.
Foto: Ruy Teixeira
Zalszupin foi um dos últimos sobreviventes da geração de profissionais responsáveis pela icônica produção brasileira de móveis modernos, e durante sua trajetória, teve o design de móveis como decorrência da sua vocação para a arquitetura. Hoje, além da extensa obra arquitetônica, que inclui o projeto de prédios na Avenida Paulista, casas memoráveis em São Paulo e no Guarujá, o polonês é considerado um dos grandes nomes do móvel moderno brasileiro, com uma produção excepcional, apresentando móveis vintages ultra valorizados e dezenas de projetos produzidos em reedição pela ETEL, demonstrando sua capacidade de criar uma obra atemporal.
Jorge Zalszupin / Foto: Gui Gaia/Divulgação
Os interessados podem visitar a exposição de forma presencial até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h, apenas mediante agendamento realizado pelo e-mail design@etel.design, e até o próximo domingo, 13, será disponibilizado a ocupação virtual, como parte da programação da SP-Arte Viewing Room, por meio do site da feira de arte.