Exposição terá como palco residência onde Jorge Zalszupin viveu por seis décadas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição terá como palco residência onde Jorge Zalszupin viveu por seis décadas

Adentrado ao Brasil na década de 1950 após escapar da perseguição aos judeus na Polônia e ter cursado arquitetura na Romênia, Jorge Zalszupin foi um arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro, considerado um dos ícones do modernismo. Com seu legado sendo sempre lembrado, a residência moderna onde o arquiteto viveu suas últimas seis décadas será palco de uma exposição organizada pela ETEL.

Ambiente com piso de madeira e moveis com linhas retas

Foto: Ruy Teixeira

A ETEL é considerada a marca de maior expressão em móveis de luxo no Brasil, com reconhecimento nacional e internacional, e batizou esta exposição como (Entre)tempos: Tributo a Jorge Zalszupin, apresentando a residência que possui todos os móveis e obras de arte assinados pelo arquiteto, sendo algumas peças do acervo pessoal do polonês e outras reedições originais da coleção ETEL. 

Casa de Jorge Zalszupin é aberta ao público - Elle Brasil

Foto: Ruy Teixeira

Zalszupin foi um dos últimos sobreviventes da geração de profissionais responsáveis pela icônica produção brasileira de móveis modernos, e durante sua trajetória, teve o design de móveis como decorrência da sua vocação para a arquitetura. Hoje, além da extensa obra arquitetônica, que inclui o projeto de prédios na Avenida Paulista, casas memoráveis em São Paulo e no Guarujá, o polonês é considerado um dos grandes nomes do móvel moderno brasileiro, com uma produção excepcional, apresentando móveis vintages ultra valorizados e dezenas de projetos produzidos em reedição pela ETEL, demonstrando sua capacidade de criar uma obra atemporal.

Jorge Zalszupin / Foto: Gui Gaia/Divulgação

Os interessados podem visitar a exposição de forma presencial até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h, apenas mediante agendamento realizado pelo e-mail design@etel.design, e até o próximo domingo, 13, será disponibilizado a ocupação virtual, como parte da programação da SP-Arte Viewing Room, por meio do site da feira de arte.