Gulbenkian em Paris abre exposição da pintora Paula Rego - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Gulbenkian em Paris abre exposição da pintora Paula Rego

O braço parisiense da fundação originalmente portuguesa Calouste Gulbenkian estreia hoje com exposição da pintora portuguesa Paula Rego. Obras famosas como “Representatividade”, “A Família” e a “A Mulher” poderão ser visitadas em suas instalações. De acordo com a diretora da Fundação Paula Rego, a exposição é composta por cerca de trinta pinturas, desenhos e gravuras, sem se preocupar com ordem cronológica ou em traçar nenhum tipo de retrospectiva.

Foto: Divulgação

O formato e obras escolhidas para aparecer na mostra foram baseadas num critério de mostrar um período significativo e emocional de obras de grande maturidade da pintora, buscando trazer a força e originalidade de suas composições.

Foto: Divulgação

O percurso pela sede da fundação se iniciará pela obra “A família”, obra famosa que mostra uma mulher e sua filha criança tentando reanimar um homem. A pintura foi feita quando Paula perdeu seu esposo, Victor Schilling e é um exemplo perfeito de uma característica da artista que é de produzir trabalhos que sejam significativos de acordo com sua própria história de vida. É uma exposição íntima, carregada de sentimentos e com uma capacidade de comover muito proeminente, que ficará disponível à visitação até o dia primeiro de abril do ano que vem.