Museu da Casa Brasileira promove exposição individual do mestre modernista Jean Gillon - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu da Casa Brasileira promove exposição individual do mestre modernista Jean Gillon

Considerado um gênio modernista, nascido na Romênia e formado pela Faculdade de Arquitetura e Belas Artes da Universidade Nacional, Jean Gilon deixou seu legado dentro do seu segmento, e para celebrar sua vida e obra, o Museu da Casa Brasileira anunciou a primeira exposição individual do designer. 

Resultado de imagem para jean gillon obra historia

Foto: Divulgação

Com curadoria da galerista e colecionadora Graça Bueno, a exposição foi apelidada como “Jean Gillon: Artista-designer”, e apresentará obras, datadas entre os anos de 1940 a 2005, em todas as frentes de atuação do romeno que empreendeu nos segmentos de arquitetura de interiores, desenho industrial e artes plásticas. 

Jean Gillon - Conheça a Historia deste Mestre do Designer

Foto: Divulgação

Gillon mudou-se para o Brasil em 1956 e passou a criar peças de mobiliário moderno, trabalhando especialmente com jacarandá, fazendo projetos também para o setor hoteleiro, além de residências e escritórios, produzindo também tapeçarias, pinturas e esculturas. Tendo tido suas obras escolhidas para exposições internacionais, mostras individuais, coletivas e prêmios, hoje é considerado um nome essencial para os admiradores do mobiliário brasileiro dos anos 50 e 60. 

Poltrona Jangada - Jean Gillon

Foto: Divulgação

A mostra contará com móveis originais da época como as poltronas e estofados para exportação, além de desenhos, cerâmicas e outras peças, apresentando a influência do artista em de seu segmento, dentro e fora do Brasil. A exposição iniciou-se neste último sábado, 12 de junho, e fica disponível até 12 de dezembro.