Exposição de Conceição dos Bugres chega ao MASP - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Exposição de Conceição dos Bugres chega ao MASP

Conceição dos Bugres, artista autodidata de origem indígena produziu muitas obras de arte ao longo de três décadas. Esculturas em madeira e pedra cobertas por tinta ou cera, com traços humanos que foram batizados de Bugres chegam com exposição ao Museu de Artes de São Paulo (MASP), onde ficarão expostas até 30 de janeiro de 2022.

Foto: Divulgação


A exibição “Tudo é da Natureza “tem o nome emprestado de uma fala da artista datada de 1979. Conceição é conhecida por produzir peças num formato orgânico, muito respeitoso com o molde original encontrado ao natural. Com uma machadinha, ela construiu Mariquinha e Chiquinho, algumas de suas produções mais queridas, dentre inúmeras outras.

Foto: Divulgação

A mostra contará com 119 esculturas cujas alturas variam de 4,5 cm a 115 cm, cada uma com diferentes expressões e profundidades. Cores, estilos de cabelos, olhos e posições das mãos também variam. Cada peça segue o mesmo molde, mas é inteiramente única. A exposição faz parte de um movimento do MASP de reintroduzir o trabalho de artistas esquecidos da arte popular brasileira.