Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - Julho verde: mês de conscientização dos cânceres ginecológicos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Julho verde: mês de conscientização dos cânceres ginecológicos

Os cânceres ginecológicos são aqueles que afetam exclusivamente o sexo feminino. O câncer de mama, apesar de ser um câncer mais presente no sexo feminino, também pode acometer os homens, visto que eles também possuem glândulas mamárias. Os canceres ginecológicos são os de colo de útero, corpo de útero (representado na grande maioria pelo câncer de endométrio), ovário, vagina e vulva.

No ano de 2020, foi estimado pelo Instituto Nacional do câncer (INCA) que cerca de 29 900 novos casos surgiriam de câncer de colo de útero, ovário e endométrio. Ainda não se enquadra nessa estatística os canceres de vagina e vulva, mais raros. Muitos desses casos poderiam ser identificados na forma pré-maligna, especialmente no caso do colo do útero, ou de lesões iniciais, como no câncer de endométrio. Já o câncer de ovário é mais difícil por ser um órgão intra-abdominal, pequeno e sintomático na maioria das vezes já em estágio avançado.

Importante é reconhecer os fatores de risco para cada um deles e realizar os exames preventivos regularmente. O câncer de colo de útero pode ser prevenido com a vacina contra o HPV para adolescentes e rotina de exames de Papanicolaou a partir da vida sexual ativa. As pacientes que tiveram a primeira menstruação muito cedo ou menopausa tardia, passado de síndrome de ovários policísticos (SOP), de dificuldade para engravidar ou submetidas a tratamentos de infertilidade, com sobrepeso/obesidade têm maior risco para câncer de endométrio. Já no câncer de ovários, a idade maior de 50 anos e histórico familiar deste câncer são os fatores de risco mais importantes.

O conhecimento do risco da paciente e a realização dos exames de rotina ajudam sempre na detecção precoce do tumor. Assim, o tratamento é mais simples, menos traumático e mais resolutivo. Esteja em dia com sua saúde e consulte seu médico regularmente.

 

Cuidem-se!

 

Dra. Maria Carolina Valença*

CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Declaro não haver conflito de interesses com a indústria farmacêutica.

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE), Preceptora de ensino do CISAM/UPE e CAM/IMIP

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instagram: @dracarolvalenca