Tecido capaz de esfriar o corpo humano está sendo desenvolvido na China - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Tecido capaz de esfriar o corpo humano está sendo desenvolvido na China

Roupas sempre tiveram a função de nos aquecer, especialmente nos períodos de inverno. Porém, a lógica inversa de usar as roupas para resfriar está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Zhejiang e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong . Eles criaram um tecido que se assemelha a uma camiseta capaz de resfriar o corpo humano em até 5°C.

Molde Camiseta Tradicional (pp Ao Egg) Envio Por E-mail no Elo7 | KIT SCRAP  (1307D6C)

Foto: ilustrativa

Os estilistas utilizam tecidos de cores claras para refletir a luz do sol, aliviando o calor que o astro exerce no corpo. Outra forma encontrada para superar a luz solar é a partir de um método que reflete a radiação eletromagnética do sol, incluindo a radiação ultravioleta e infravermelho próxima (NIR). Mas a atmosfera bloqueia o processo de resfriamento.

Foto: Divulgação

Por isso, os pesquisadores estão usando outro tipo de radiação, a infravermelha média (MIR), que possui comprimentos de onda mais longos, para acelerar o processo de resfriamento. A energia MIR não é absorvida pelas moléculas do ar, partindo direto para o espaço. Assim ela consegue resfriar os objetos.

Foto: Divulgação

Como a pele humana já emite MIR naturalmente, os cientistas desenvolveram uma forma do tecido absorver o calor do corpo e enviar a energia MIR para o espaço.