Museu Casa Kubitschek inaugura mostra que une arquitetura, paisagismo e artes visuais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu Casa Kubitschek inaugura mostra que une arquitetura, paisagismo e artes visuais

Com um diálogo exclusivo entre formas, ideias, estilos e linguagens que ligam o modernismo à atualidade, o Museu Casa Kubitschek (MCK), que integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, abriu recentemente uma exposição que mostra a linha fina entre arquitetura, paisagismo e artes visuais. 

2016_07_26_Casa_K__@RicardoLaf_01 copy-foto Ricardo Laf-foto Ricardo Laf (FMC-PBH).jpg

Foto: Ricardo Laf / PBH

Tendo como sede a casa modernista construída para ser residência de fim de semana do então prefeito Juscelino Kubitschek (1940-1945), o Museu fica localizado em Belo Horizonte, e inaugura a mostra apelidada como “Outras Habitabilidades”, marcando a reabertura do local a visitação, seguindo todos os protocolos sanitários. 

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Sendo um marco da arquitetura moderna dos anos 40, a casa, projetada por Oscar Niemeyer e cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx, está disposta em um terreno de aproximadamente três mil metros quadrados, abrigando a exposição que possui curadoria do arquiteto Carlos M.Teixeira e do especialista em artes visuais Marconi Drummond. 

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

De acordo com os próprios organizadores, o objetivo da mostra é potencializar a integração do acervo mobiliário do Museu a elementos de design e obras de arte, onde, a partir daí, se pode criar uma harmonia inclusiva na arquitetura residencial do espaço e o diálogo entre o modo de morar modernista e as diversas formas contemporâneas de habitar. 

IMG-20201026-WA0033

Foto: Alexandre Siqueira / Embratur

O MCK fica localizado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188, Bairro Bandeirantes, Região da Pampulha, Belo Horizonte, funcionando de quarta a domingo, das 11h às 18h, com a mostra em exposição até maio de 2022 e os agendamentos sendo feitos pelo site oficial