Startup cria tecnologia que faz sapatos vibrarem para auxiliar deficientes visuais a caminharem - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Startup cria tecnologia que faz sapatos vibrarem para auxiliar deficientes visuais a caminharem

Para orientar as pessoas que possuem visão reduzida a caminhar de forma segura nas ruas das cidades, a fabricante japonesa de automóveis e motocicletas, Honda, por meio da startup Ashirase, anunciou uma tecnologia destinada aos deficientes visuais. 

Foto: Divulgação

Intitulado como IGNITION, o produto é fruto de um projeto que marca o primeiro empreendimento comercial da startup, sendo uma forma de comercializar ideias para novos produtos de consumo, proporcionando aos calçados aplicações de direção automatizada. 

Foto: Divulgação

A tecnologia possui duas partes principais, uma que cabe dentro do sapato e tem vagens vibratórias ao longo de um pedaço de tecido, e outra que fica em cima do calçado com circuitos para executar aplicações de navegação e uma bateria que alimenta os elementos vibratórios, com a tecnologia podendo até interagir com smartphones. 

Foto: Divulgação

Entretanto, este produto é destinado a pessoas com deficiência visual, não pessoas cegas, projetado para complementar outros recursos como bengalas, podendo ouvir sons ambientais como buzinas de carros, fala de pessoas ao redor e até sinais sonoros da sinalização vertical. 

O dispositivo, que poderá ser inserido nos calçados, funciona com a combinação de dados de GPS e mapas que traçam um destino, onde, conforme seu usuário caminha, a tecnologia o orienta por meio das vibrações, para virar a esquerda, direita e até parar.