Coluna VIAGENS INESQUECÍVEIS com Sandra Lück - Chapada Diamantina - Um lugar lapidado por Deus - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna VIAGENS INESQUECÍVEIS com Sandra Lück – Chapada Diamantina – Um lugar lapidado por Deus

A Chapada Diamantina é uma região de serras situadas no coração do estado da Bahia e tem passeios que deixam lembranças eternizadas.
Cachoeiras, cavernas, cânions, cidades históricas, lindas paisagens e muita aventura constituem este destino. É considerada um oásis em pleno sertão Nordestino. Uma região que foi desenhada ao longo de bilhões de anos, quando as chuvas e os rios esculpiram as rochas, criando vales e montanhas gigantescas, que ficaram conhecidas em todo o mundo por sua beleza cênica.


Um espetáculo que merece que você reserve pelo menos 05 noites de hospedagem na cidade de Lençóis que é uma das cidades mais charmosas da região. Localizada a 426 km de Salvador, ela é a porta de entrada para a Chapada Diamantina, pois é lá que estão o aeroporto e a maioria das pousadas da região.


A pequena cidade nordestina conta com inúmeros restaurantes famosos entre os turistas. Há pratos e bebidas para todos os gostos e preferências. Uma sugestão é provar o delicioso escondidinho de aipim com carne de sol. Já para os vegetarianos, um prato delicioso é a porção de pasteizinhos recheados com palmito de jaca.
Além disso, Lençóis guarda inúmeras opções de bares para curtir a vida noturna da Chapada Diamantina. Entre prédios históricos e belas casas coloridas estão ruas recheadas de barzinhos rústicos, com muita animação e fervor da Bahia.

E para fazer jus a um lugar tão lindo, recomendo se hospedar no hotel Canto das Águas, que une charme, bom gosto e harmonia com a natureza da Chapada. Localizado a beira rio, o hotel parece fazer parte do lugar, com sua arquitetura imperial do casario da cidade, escadarias de pedras e totalmente decorada com obras de artesões locais que trabalham com cerâmica e madeira, criando ambientes muito aconchegantes. Seu restaurante oferece um dos melhores cardápios da região.

Para fazer os passeios com total segurança, recomendo os serviços da Luck Adventure e acompanhamento do guia Tião e equipe.
Ele orienta começar os passeios dia seguinte a sua chegada, fazendo a trilha que leva até o Ribeirão do Meio e o Ribeirão de Cima que têm nível leve de dificuldade e assim, o guia terá uma percepção do seu ritmo e conseguirá fazer a sua programação e roteiro de passeios o mais especial possível.
Nesse roteiro, também é passeio que vai até a Cachoeira do Sossego. Essa sim é uma trilha bem mais puxada, mas também muito recomendada.

O Morro do Pai Inácio, com seus mais de 1.100 metros de altitude, conta com a melhor vista panorâmica de toda a Chapada Diamantina. Um verdadeiro cartão-postal, esse ponto turístico atrai viajantes do mundo todo e sem sombra de dúvidas, deve fazer parte de seu roteiro de lugares imperdíveis. A subida até o topo dura por volta de 20 minutos e é recheada de paisagens privilegiadas.

O passeio as grutas, também é de tirar o fôlego. O tour começa pelo Rio Mucugezinho, a cerca de 25 km de Lençóis, onde se localizam o Poço do Pato e o Poço do Diabo, formado por uma bela cachoeira. Almoço na Gruta da Pratinha que por sinal oferece um dos melhores temperos da Chapada Diamantina e é também um dos destinos mais procurados pelos nativos, pelo excelente banho em águas cristalinas que penetram no interior da gruta, formando também a entrada da Gruta Azul que fica ao lado. Por fim, a Gruta da Lapa Doce, é a terceira maior do país que conta com 17km, mas apenas cerca de 850 metros são liberados para visitação em seu interior, a gruta é cheia de formações rochosas de formatos curiosos e diferentes. O passeio só pode ser feito com acompanhamento de um guia e com iluminação especial, que dará ênfase as inúmeras formações rochosas ao longo dos anos pela ação das águas subterrâneas.


O mergulho no Rio Pratinha é permitido e super recomendado. Enquanto você flutua sobre as águas azuis, é possível observar os tipos de peixes ali existentes e ainda admirar as formações rochosas do local. Um guia, especializado em mergulhos em cavernas, acompanha de perto o passeio e lhe dá dicas do que ver e conta o porquê das coisas.

Admirar a gruta do Poço Encantado, também é muito especial. Como o nome bem diz, é um lugar encantado e sem dúvidas, é uma das atrações mais incríveis da Chapada Diamantina. A água do local é tão azul e cristalina que chega ser possível enxergar perfeitamente as formações rochosas que estão a dezenas de metros de profundidade.


Tudo isso fica ainda mais surpreendente graças à luz que entra pela abertura da gruta, fazendo um facho de luz com proporções inimagináveis. Esse efeito engana os olhos e dá a impressão de que a água é ainda mais azul e transparente. Este fenômeno apenas de abril e setembro, quando a posição do sol favorece a entrada da luz na gruta.


O Poço Azul, é incrivelmente azul, com água totalmente translúcida, delicioso para nadar. Esta atração é uma das mais populares da Chapada Diamantina e é o único poço onde se pode nadar. Lindo de viver!

Encantar-se na Cachoeira do Buracão, é um outro espetáculo a parte. Afinal, o intenso contato com a natureza permite renovar as energias e conhecer mais do meio ambiente.
Antes de chegar à queda d’água, você passará por um estreito corredor de pedras. Ao fim da travessia, você olhará para cima e ficará surpreso com a imensidão da cachoeira.

Uma viagem como essa garante experiências únicas!
Um lugar que você vai afirmar ter encontrado um verdadeiro diamante lapidado por Deus.

Serviço

Sandra Lück é agente de viagens especializada em Turismo de Luxo

Instagram: @sandraluck_

Telefone: 81 3366-6222

E-mail: sandraluck@luckviagens.com.br