Colecionar tênis virou um negócio multibilionário
Nos últimos cinco anos, houve uma “explosão” de colecionadores que gastaram muito dinheiro em calçados raros. Atenta a esse mercado, Caitlin Donovan, chefe de bolsas, roupas de rua e tênis da casa de leilões Christie’s em parceria com a plataforma de revenda de tênis Stadium Goods, organizou recentemente uma venda com foco na linha Jordan da Nike.
Foto: Felix Speller/London Design Museum/Divulgação
O leilão online, que terminou na primeira semana de julho, contou com quase 30 pares raros, de protótipos Jordan e tênis usados para jogos a primeiras amostras de edição limitada. Um par tênis feito como amostra para venda do Air Jordan High 1s, em vermelho e preto, foi o item mais caro do leilão, vendido por US$ 27, 5 mil (cerca de R$ 140 mil).
Enquanto alguns colecionadores tratam os tênis puramente como um investimento, outros não querem simplesmente possuir pares cobiçados: eles buscam as histórias e estilos de vida por trás deles.
Foto: Felix Speller/London Design Museum / Divulgação
Claramente ciente do poder cultural dos tênis, a Nike desde então tem colaborado com marcas de moda de luxo como Dior e Sacai, bem como celebridades não esportivas como o rapper Travis Scott e marcas um tanto improváveis como a de sorvetes Ben & Jerry’s. Outros seguiram o exemplo, desde tênis com o tema Marvel Avengers da Adidas até o modelo para atrair os gamers feito pela Balenciaga em parceria com a PlayStation.
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