Na linha Beauty tech, L’Oréal apresenta novidades para maquiagem - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Na linha Beauty tech, L’Oréal apresenta novidades para maquiagem

Lancôme desenvolve aparelho que ajuda pessoas com pouca mobilidade nos braços a passar maquiagem. Durante a feira de tecnologia e segurança CES (Consumer Eletronics Show), em Las Vegas, a marca de beleza de luxo do grupo L’Oréal apresentou o HAPTA – um aparelho potencializado por uma inteligência artificial, que funciona como uma alça estabilizadora para ajudar pessoas com limitações nos movimentos dos braços e mãos a passar maquiagem. “Para a L’Oréal, o futuro da beleza é inclusivo, e a tecnologia deverá torná-la ainda mais acessível”, declara Nicolas Hieronimus, diretor-geral da L’Oréal.

Este é o primeiro aplicador de maquiagem automatizado de alta precisão, criado para atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida no braço ou na mão. Por enquanto, o HAPTA ainda é só um protótipo e funciona apenas para aplicação de batons. No futuro, contudo, o produto deve ganhar novas funções: base, máscara de cílios, sombras e blushes estão na mira da Lancôme. Ele será lançado oficialmente nos Estados Unidos no ano que vem e custará US$ 199. “Muitas vezes, descobrimos tecnologias formidáveis que estão sendo utilizadas por setores que nada têm a ver com a beleza. Ao associar o legado de vivências da L’Oréal com essas tecnologias de ponta, somos capazes de criar rotinas totalmente novas, graças a um processo pelo qual reinventamos a técnica e a experiência tradicional da beleza”, completa.

Ainda em fase de desenvolvimento, o HAPTA deverá ajudar as pessoas com limitação de movimentos a aplicarem maquiagem nos lábios sem a ajuda de terceiros, reforçando assim a autonomia e a confiança em si mesmas. O aplicador será equipado com uma tecnologia inicialmente desenvolvida pela Verily para que pessoas com mobilidade reduzida possam usar talheres de forma mais segura. Primeiramente, o HAPTA será lançado pela Lancôme em 2023 com um aplicador para batom. Mais tarde, integrará outras funções de maquiagem.

Assim, a Lancôme será a primeira grande marca a lançar um utensílio de maquilhagem para pessoas com mobilidade reduzida, com a apresentação do aplicador destinado a promover o acesso à maquiagem para pessoas com mobilidade reduzida de mãos e braços. Com tecnologias hápticas a serviço da beleza, a colaboração com a empresa americana de biotecnologia Verily mostra que numa altura em que os compromissos sociais das marcas são cada vez mais escrutinados pelos consumidores, é importante dirigir-se a um público com limitada destreza.

Concretamente, esse braço magnético é capaz de girar 360 graus e depois congelar na posição desejada para acompanhar o gesto. Enquanto o portfólio de Luxo da L’Oréal foi uma das divisões mais dinâmicas do grupo em 2022, com crescimento estimado em mais de 12% like-for-like nos três primeiros trimestres do ano, é a Lancôme quem deve inaugurar a solução Hapta em os próximos meses. Primeiros produtos afetados? Batons, best-sellers em sua categoria. ” A Lancôme sempre procurou oferecer a todas as mulheres produtos adaptados às suas necessidades. A tecnologia de beleza permite-nos cumprir esta missão de uma forma ainda mais poderosa, ao revolucionar a forma como desenvolvemos produtos e serviços dedicados à beleza. ao mesmo tempo que permite uma maior personalização”, sublinha Françoise Lehmann, Gerente Geral Internacional da Lancôme.