Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - Osteoporose: o risco de fraturas existe. Veja se você pode estar em risco! - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Osteoporose: o risco de fraturas existe. Veja se você pode estar em risco!

A Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da densidade do osso, com deterioração da sua microestrutura, deixando-o enfraquecido. A consequência desse enfraquecimento é o aumento do risco fraturas espontâneas ou decorrentes de pequenos traumas, que em pessoas com estrutura óssea normal dificilmente ocorreriam.  É uma doença crônica que deve ser rastreada e tratada, pois as fraturas dela decorrente podem causar incapacidade a longo prazo, diminuição da qualidade de vida e perda de independência para exercício das atividades rotineiras.

A doença afeta ambos os sexos, mas as mulheres de uma forma geral são mais acometidas. Após os 50 anos, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens sofrerão pelo menos uma fratura ao longo da vida. As mudanças hormonais após a menopausa pela parada da produção de estrogênio pelos ovários interferem no metabolismo ósseo, tornando a mulher com mais risco a desenvolver a doença. O estrogênio é um hormônio que atua no metabolismo ósseo.

Existem também outros fatores de risco para a doença, como tabagismo, uso excessivo de álcool, idade maior que 60 anos, baixo peso, perda importante de altura após os 40 anos, histórico familiar de osteoporose ou de fraturas de quadril e/ou coluna, portadores de doenças crônicas (como doentes crônicos renais e pulmonares, doenças inflamatórias e do vírus HIV, entre outros), uso crônico de algumas medicações (como corticoides ou para tratamentos de câncer de mama e próstata, por exemplo).

Para avaliação do risco de osteoporose, a International Osteoporosis Foundation (IOF) oferece de forma aberta e gratuita, através do site https://riskcheck.osteoporosis.foundation/pt-br um formulário para que a população possa preencher e estimar o seu próprio risco de fraturas de forma individualizada.

É recomendado que você converse com seu médico sobre a condição da sua saúde óssea e verifique outros fatores de risco para osteoporose que possam se aplicar a você.

 

Cuidem-se!

Dra. Maria Carolina Valença* CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instagram: @dracarolvalenca