Artista Yuko Mohri traz exposição com esculturas cinéticas à Japan House São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Artista Yuko Mohri traz exposição com esculturas cinéticas à Japan House São Paulo

A partir de 31 de agosto, o trabalho da artista, Yuko Mohri estará exposto no segundo andar da Japan House São Paulo. Com crescente reconhecimento no circuito artístico, Yuko já apresentou suas obras no Japão, França e Inglaterra, além do Brasil. Intitulada “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”, as delicadas, porém potentes, instalações da artista japonesa apresentam ideias como transitoriedade e impermanência, conceitos muito presentes na cultura nipônica, criando ecossistemas compostos por esculturas cinéticas e sonoras.

Fonte: Divulgação

Esta exposição integra a rede de colaborações da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, que acontece a partir de 4 de setembro. Tendo como ponto de partida duas de suas principais obras: Parade e Moré Moré, “Parade – um pingo pingando, uma conta, um”, instalação criada especialmente para a Japan House São Paulo exalta a filosofia japonesa do [you no bi], ressignificando objetos e utensílios comuns em suas obras, ressaltando o belo no ordinário. Do filósofo japonês Soetsu Yanagi (1889-1961), o conceito [you no bi] valoriza a “beleza dos objetos cotidianos”.

Fonte: Divulgação

Como uma homenagem à composição de Tom Jobim, “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto” é uma releitura da artista de sua própria obra, uma versão tropicalizada feita a partir da relação estabelecida por ela entre os objetos de sua instalação e a letra da famosa canção. A arte peculiar de Yuko Mohri lhe conferiu um reconhecimento em países como Japão, França e Inglaterra, algo que só tem crescido nos últimos anos.

Fonte: Japan House São Paulo