Coluna Decorando com Zezinho Santos - Um Sonho A Mais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Decorando com Zezinho Santos – Um Sonho A Mais

Nasci em uma família provida com o pior tipo de bom gosto, e faço do péssimo bom gosto a chave para a liberação da imaginação. Vinda de Piero Fornasetti  —  um dos mais versáteis e ecléticos artistas italianos, de uma produção tão eloquente quanto efusiva  —, a frase acima por certo surpreende. Ainda que dúbia, todavia, de uma forma ou de outra a influência da família resultou em uma carreira das mais prolíficas e estonteantes na cena milanesa, cidade onde nasceu e viveu.

Fornasetti  —  1913 – 1988  —  era uma figura verdadeiramente original na paisagem do design internacional de meados do século XX, e se tornou conhecido por uma força criativa única e peculiar, difícil de ser encaixada em um único movimento ou estilo. Acima de tudo, o que salta aos olhos em sua obra é a teatralidade. Uma peça de mobília nunca é apenas uma peça de mobília: é parte de um cenário, de um conjunto, de uma paisagem.

É algo que evoca, conta e oferece pano de fundo para uma estória. E estória com essa grafia porque sim, o universo de Fornasetti é onírico e surreal, com em uma fábula ou conto. Diferentemente de muitos modernistas contemporâneos seus, ele focava a atenção na ornamentação e embelezamento das superfícies, e não na forma, cobrindo peças de mobília, porcelanas, louças, tecidos  —  e até mesmo ambientes inteiros  —  com suas imagens sofisticadas e inteligentes, sempre pintadas à mão.

Nessa questão, talvez a sua obra nunca houvesse alcançado tamanha popularidade sem a ajuda de outra estrela do design italiano: Gio Ponti. Em 1940, os dois iniciaram uma parceira que renderia alguns dos trabalhos mais adorados de Fornasetti.

Atraído pelo motivos neoclassicistas e referências à tradição italiana, Ponti provia uma larga gama de peças de mobília elegantemente desenhadas onde Fornasetti podia aplicar os seus grafismos e desenhos. E talvez exatamente por essa natureza decorativa de seu trabalho, o nome de Fornasetti por vezes não é citado, ou apenas mencionado como uma nota, no estudo do design italiano.

Ainda assim, a extraordinária gama de itens produzidos até hoje por seu atelier atesta tanto a popularidade do artista quanto a vastidão de sua imaginação. Algo que nunca é demais, pois sonhar é preciso.

Serviço

Instagram: @zezinhoeturibio
Site: www.santosesantosarquitetura.com.br
Fone: 81 3081 5900