Exposição Crônicas Cariocas apresenta 600 obras de arte e mais de 11 artistas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição Crônicas Cariocas apresenta 600 obras de arte e mais de 11 artistas

A Crônicas Cariocas é sem dúvidas a maior exposição que Museu de Arte do Rio recebeu no ano de 2021. Em cartaz até o fim de julho de 2022, a mostra apresenta mais de 110 artistas e quase 600 obras de arte. A curadoria é assinada pelos curadores da casa Marcelo Campo e Amanda Bonan em parceria com o historiador Luiz Antônio Simas e a escritora Conceição Evaristo, que juntos apresentam um olhar atento e contemporâneo à vida carioca em suas particularidades mais singelas.

Foto: Beatriz Gimenes

Combinando peças do acervo do museu, com trabalhos comissionados e não comissionados, a exposição traz um conjunto de visualidades variadas, com materialidades, procedências e temporalidades distintas. Um manequim vestido com as roupas de uma dupla de porta-bandeira carnavalesca compartilha o mesmo espaço que uma pintura a óleo de um artista póstumo.

Foto: Beatriz Gimenes

Outro elemento de notoriedade da curadoria é a valorização da negritude, presente tanto nas produções que falam sobre a autoestima da população negra, como na presença maciça de artistas negros. Em um mesmo núcleo, Rafael Baron, Rafaela Phina, Ananse Kintê, Douglas Ferrero e O Bastardo apresentam retratos de empoderamento da população negra, seja por meio da fotografia ou da pintura. Os protagonistas das crônicas são homens e mulheres: cariocas, não cariocas, jovens, adultos, velhos, vivos, póstumos, cis, trans, não binárie, negros, brancos, indígenas, hétero e  LGBTQIA+, entre outros.

Foto: Beatriz Gimenes