Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - Mulher, o que você deve fazer para cuidar da sua saúde no ano novo? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Mulher, o que você deve fazer para cuidar da sua saúde no ano novo?

Sabemos que manter uma boa alimentação aliada ao hábito de exercícios físicos regulares temos impacto positivo no bem-estar e saúde geral. Isso também contribui para o controle do peso. De cara, temos três pilares importantes no combate e controle das doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos e diabetes, obesidade e prevenção de câncer. A qualidade de vida e disposição são evidentes apenas com essas atitudes.

Conhecer os seus fatores de risco individuais e que não podemos mudar, com histórico familiar de câncer, de doenças metabólicas (como descontrole de colesterol e diabetes) e outras patologias, assim como os antecedentes pessoais de doenças e cirurgias são importantes e devem sempre ser repassados ao seu médico.

A consulta médica regular é importante. Há exames de rastreio que devem ser realizados com frequência e individualizados para cada paciente, conforme o sexo e idade. O Ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher. Muitas vezes é o único médico que a mulher frequenta de rotina. Informar sobre sintomas como disfunções sexuais, corrimentos genitais recorrentes, sintomas de climatério (como calores e ressecamento vaginal) ou necessidade de contracepção para tratamento é importante, resultando no bem-estar geral e qualidade de vida.

O exame físico geral e ginecológico, incluído o exame das mamas, deve ser feita pelo médico de forma regular, antes mesmo da solicitação dos exames complementares (exames de laboratório e imagens). Muitas vezes já nos sinaliza algumas alterações e ajuda a interpretar os exames que solicitamos.

A investigação de dislipidemias e diabetes pode começar até mesmo na infância. Para a mulher, após o início da atividade sexual, os exames preventivos do câncer de colo de útero são importantes. A idade do primeiro exame e a regularidade vai depender da avaliação médica. O câncer de colo de útero é o terceiro que mais mata as mulheres brasileiras e pode ser evitado, se detectadas lesões pré-malignas, com praticamente 100% de oportunidade de o câncer ser evitado ou tratado de forma extremamente precoce.

O câncer de mama, atualmente o mais frequente nas mulheres brasileiras, nas pacientes sem histórico familiar, deve ter seu rastreio iniciado com mamografia anual aos 40 anos. Em alguns casos, a ultrassonografia das mamas e axilas se faz necessária, para complementar o exame anterior, quando as mamas ainda densas, sem a substituição da glândula mamária pela gordura. Já a partir dos 50 anos, o exame de colonoscopia é indicado para a mulher a cada 5 anos, na ausência de fatores de risco para câncer colo retal. Muitas vezes após a avaliação individual esse exame pode ser antecipado ou solicitado na presença de outras investigações, que não o rastreio de câncer, ou ter o intervalo de realização entre os exames reduzidos.

Nas mulheres após a menopausa, o rastreio de osteoporose com a densitometria óssea está indicado. E, como expliquei, a individualização de cada caso na consulta indica a necessidade de algum outro exame adicional.

Lembro que o calendário vacinal do adulto existe e deve ser mantido em dia. Peça orientações ao seu médico quanto a isso. E, outra dica bastante valiosa é o uso de preservativos em todas as relações sexuais. Além da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, ajuda a evitar gestações não planejadas!

Cuide-se para que seus próximos anos sejam com saúde e qualidade e vida!

 

Dra. Maria Carolina Valença*

CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Declaro não haver conflito de interesses com a indústria farmacêutica ou comercialização de vacinas.

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE), Preceptora de ensino do CISAM/UPE e CAM/IMIP

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instagram: @dracarolvalenca