Artista plástico Siron Franco apresenta esperança em instalação com manequins na Casa das Rosas em SP - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Artista plástico Siron Franco apresenta esperança em instalação com manequins na Casa das Rosas em SP

Foto: Divulgação

A Casa das Rosas apresenta instalação “Renascimento” em homenagem às vítimas da pandemia e os profissionais da saúde do artista plástico modernista Siron Franco, que traz como cerne a esperança em meio a tempos tão difíceis. Parceria entre a Casa e o Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, a mostra contempla 365 manequins, de diferentes tamanhos e vestidos com roupas coloridas, suspensos por cabos de aço a 6 metros do chão para, segundo o artista, traduzir as reflexões geradas pelo período de distanciamento social imposto durante o período pandêmico e da importância do contato físico e da celebração da vida.

Foto: Divulgação

A concepção desse trabalho do artista se deu em seu ateliê, em Aparecida de Goiânia (GO), quando percebeu entre a luz do dia e as sombras criadas por figuras aleatórias surgia uma nova concepção da vida. Daí surgiu a ideia de pendurar um manequim em um varal de arame, especialmente com vestidos femininos, para criar figuras que que flutuando pudessem transmitir grandeza na esperança de tempos melhores. Por isso, “Renascimento” é uma homenagem às vítimas e, ainda, à ciência e à vacina, que fazem ressurgir esse sentimento na vida das pessoas. A mostra tem entrada gratuita e pode ser conferida no Jardim da Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), até o dia 20 de março de 2022, todos os dias das 7h às 22h. A classificação é livre.

Foto: Divulgação