Recife ganha agenda com destaque para arte pernambucana
Com acesso gratuito – e obrigatoriedade do uso de máscara e comprovação do ciclo vacinal completo contra a Covid-19 –, exposições em cartaz trazem perspectivas culturais a serem exploradas em equipamentos pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Confira as informações sobre a Torre Malakoff, Estação Central Capiba e Museu do Estado.
– Estação Capiba/ Museu do Trem, no bairro de São José
Mantém a mostra “Desenhos de Bordo”, da desenhista pernambucana Pollyana Queiroz em cartaz até o próximo dia 5 de fevereiro. As obras, que trazem um registro imagético das viagens cotidianas da artista, conta com dezenas de desenhos feitos em sketchbooks, com canetas e marcadores coloridos.
– Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no bairro das Graças
Apresenta a exposição “Viva a Tereza” que revela ao público as várias fases da pintora Tereza Costa Rêgo, o nome mais forte e pulsante do modernismo pernambucano. São 42 desenhos, 75 fotografias e dois vídeos artísticos que ocupam 607 metros quadrados e todos os ambientes do Espaço Cultural Cícero Dias.
– Torre Malakoff, localizada na Praça do Arsenal, Bairro do Recife
Pode-se conferir mostra produzida com incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), com a curadoria é de Laura Sousa e Renata Pimentel. A exposição é do artista visual Guilherme Patriota, intitulada “Fluxo Fantasia”, reúne 42 desenhos, 75 fotografias e dois vídeos artísticos em quatro salas no primeiro andar da Torre Malakoff. A exposição traz observações do cotidiano e suas contradições, cores, paisagens, personagens, disputas e encontros.
SERVIÇO:
Estação Capiba/Museu do Trem
“Desenhos de Bordo”, de Pollyana Queiroz
Até 5 de fevereiro
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Recife
Museu do Estado (Mepe)
“Viva Tereza”
Até 27 de março
Av. Rui Barbosa, 960, Graças
Torre Malakof
“Fluxo Fantasia”
Até 30 de março
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife