"Casa da Música" com projeto de Sou Fujimoto é inaugurada em Budapeste - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

“Casa da Música” com projeto de Sou Fujimoto é inaugurada em Budapeste

A “Casa da Música” do arquiteto Sou Fujimoto acabou de ser inaugurada no Parque da Cidade de Budapeste, trazendo um projeto ousado e muitas expectativas culturais agregadas. Apresentando uma cobertura perfurada, que inspirada em ondas sonoras, e paredes de vidro o espaço abriu oficialmente suas portas ao público.

Foto: Divulgação

A Casa da Música apresenta um telhado ondulado distinto inspirado nas ondas sonoras e um dossel em forma de cogumelo consistente com 100 perfurações semelhantes a crateras que permitem que a luz penetre e um ventre coberto por 30.000 folhas douradas.

Foto: Divulgação

As paredes circundantes são quase totalmente translúcidas, compostas por 94 painéis de vidro personalizados com isolamento térmico, enquanto finas vigas de suporte arredondadas semelhantes a troncos de árvores estão espalhadas por todo o edifício, misturando-se com o ambiente natural externo.

Foto: Divulgação

O espaço de 9.000 metros quadrados e três andares possui uma sala de exposições permanentes que percorre os últimos 2.000 anos da música europeia, uma sala de concertos com capacidade para 320 lugares com um palco afundável, uma cúpula de som imersiva onde os visitantes podem experimentar um som surround de 360 ​​graus de mais de 31 palestrantes, um palco ao ar livre e centros educacionais.

Foto: Divulgação

Com o objetivo de suprir as necessidades da cultura húngara, a Casa de Música da Hungria celebra mais do que tudo as contribuições feitas por músicos húngaros, como Franz Liszt e Sylvia Sass, nos últimos dois milênios, criando um espaço para a geração atual desfrutar da música e cultivar sua compreensão e talentos. O novo marco cultural está situado no Parque da Cidade de Budapeste, com vista para o lago Városliget e o Castelo Vajdahunyad como pano de fundo.

Foto: Divulgação