Conheça o Escandinavo, restaurante que apresenta receitas autorais da gastronomia nórdica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Escandinavo, restaurante que apresenta receitas autorais da gastronomia nórdica

O Escandinavo, restaurante paulista comandado pela chef Denise Guerschman, O Escandinavo oferece uma experiência diferente aos comensais com receitas autorais da gastronomia nórdica em um tipo secreto de endereço. Para acessar o espaço, é preciso tocar a campainha e degustar um menu de cinco tempos em mesa compartilhada em plena rua do bairro de Pinheiros, onde se encontram bares, cafés e restaurantes de todos os tipos – e para todos os gostos.

Foto: Divulgação

Por trás do portão de uma casa comum – que passa longe de holofotes de badalados estabelecimentos –, pode ser feita uma rica e interessante viagem gastronômica para a região da Escandinávia com um menu que realiza uma viagem de cinco tempos e que pode ser degustado em quase duas horas. Desta forma, é possível conhecer a história dos pratos servidos e descobrir curiosidades sobre a cultura e gastronomia nórdica com peixes típicos da região, como Haddock e Arenque, além de bebidas especiais, como Acquavite, a cachaça dos nórdicos, e hidromel, uma das bebidas mais antigas do mundo – ambas com receitas reproduzidas no restaurante.

Foto: Divulgação

O restaurante foi aberto em 2018 pela chef paulista que teve a ideia de trazer ao Brasil um pouco do que aprendeu e observou em países da Europa setentrional durante quase uma década. Sua história com a cultura nórdica começou em 1995, quando fez um intercâmbio para Suécia e Noruega, aos 15 anos. Mais para frente, formada em hotelaria, decidiu voltar e o que era para ser uma jornada de apenas três meses na Noruega, tornou-se uma trajetória de oito anos de diversas aventuras, inclusive no único restaurante do país com uma estrela Michelin, o Bagatelle.

Foto: Divulgação

Discreto e intimista, o Escandinavo dá a sensação de uma sala de jantar de uma casa com uma mesa compartilhada que comporta até 20 lugares. Aberto aos sábados (no almoço e no jantar) e aos domingos (apenas no almoço), a experiência começa com a chegada de todos que fizeram a reserva para o dia que podem apreciar a viagem do menu atual pelos países nórdicos passa pela Suécia, Noruega, Islândia, Finlândia e Dinamarca nas três etapas. A primeira, “Bröd och Kaviar”, envolve diversas entradinhas como o Pão Bergen, de fermentação natural e o Muikku, um peixinho finlandês miúdo e delicado, levemente defumado, riquíssimo em vitamina D.

Foto: Divulgação

Segunda, a “Norsk Sild”, por exemplo, apresentam-se três arenques servidos no pão 100% centeio da casa, com soro de leite. Na terceira etapa,“ýsa”, um haddock islandês defumado é servido com purê rústico de batatas e salada cremosa de beterraba com maçãs. Uma sidra especial harmoniza o prato principal. Já no quarto tempo, “Hjónabandsæla”, serve-se uma torta com o Curd de Limão Siciliano da casa, compota de cerejas dinamarquesas e hortelã da horta com um toque de açúcar de cardamomo e laranja. Para finalizar a experiência é preciso pegar a estrada e chegar à Dinamarca para a quinta etapa “Anthon Berg Chokolade”.

Foto: Divulgação