Exposição com artefatos do autor Arthur Conan Doyle fornece pistas para o apelo eterno de Sherlock Holmes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição com artefatos do autor Arthur Conan Doyle fornece pistas para o apelo eterno de Sherlock Holmes

Com artefatos surpreendentes de Arthur Conan Doyle, uma exposição traz o clima do eterno Sherlock Holmes, que gerou diversas histórias impactantes no gênero romance policial. A tumultuada história por trás da retórica do personagem deste icônico detetive inglês é o tema de uma nova e cativante mostra e catálogo, produzido pelo Grolier Club.

Foto: Divulgação

Composta por 221 objetos da extraordinária coleção do ex-executivo da Apple Glen S. Miranker, ela varia das primeiras edições a páginas manuscritas e correspondência pessoal, além de objetos que fornecem pistas para a história literária que Miranker segue há anos com um foco que pode ter impressionado o próprio Holmes.

Foto: Divulgação

Alguns dos objetos merecem inclusão por seu apelo estético, como desenhos icônicos de Frederick Dorr Steele que ainda informam as percepções das pessoas sobre a aparência e o comportamento do detetive. Igualmente sedutora é uma seleção generosa de edições piratas, revelando as inúmeras maneiras pelas quais editores inescrupulosos sensacionalizaram o detetive cerebral.

Foto: Divulgação

Entre o cavalheiro fumante de cachimbo enfeitando as castas ilustrações da revista de Steele e as mulheres seminuas animando capas de livros na não autorizada Great American Detective Series, você pode ver como Conan Doyle conseguiu alcançar uma faixa surpreendentemente grande do final do século XIX e início do século XX leitores. Dada a apresentação certa, Sherlock Holmes poderia agradar a praticamente todos os gostos.

Foto: Divulgação

Os materiais expostos no Grolier Club e referenciados no catálogo mostram em termos viscerais o conflito interno entre ganhar a vida e ter uma vida independente de um personagem fictício que o forneceu. De fato, a vitalidade de Sherlock provavelmente deve muito à permeabilidade da realidade de Conan Doyle, vivida dos dois lados da página. Miranker coletou evidências de cada um e, por isso, a exposição de Grolier deixa para cada espectador deduzir como Sherlock alcançou a imortalidade.

Foto: Divulgação