Conheça um roteiro para curtir Recife e Olinda em dois dias - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça um roteiro para curtir Recife e Olinda em dois dias

Recife e Olinda são duas cidades vizinhas que cabem perfeitamente no mesmo roteiro de viagem, com várias opções de passeio para você descobrir o que fazer em Recife e Olinda em dois dias. Se for final de semana, separe o sábado para Olinda e o domingo para o Recife, para conseguir aproveitar o melhor de cada cidade.

Dia 1 – Sábado em Olinda
Olinda é uma cidade de artistas. Pelas suas ladeiras, você encontra muita gente trabalhando com arte, ateliês abertos para visitação e pontos de venda de obras de artistas locais. Passear pelas ruas de Olinda no sábado é certeza de encontrar vários ateliês e lojas abertas, esperando os turistas. Separe um calçado confortável, porque o centro histórico de Olinda é repleto de ladeiras, com subidas íngremes.

Comece o dia pela Praça do Carmo, onde está a simbólica Igreja do Carmo. Daí, seu caminho é se perder nas ruas e ladeiras que ficaram tão famosas pelo Carnaval de Olinda. Visite o Convento de São Francisco e o Mosteiro de São Bento. Aproveite as belezas dos museus regionais, casarões históricos e ateliês.

 

Foto: Ricardo Júnior

Passe pela histórica Bodega do Veio, uma barraca cheia de itens curiosos da cultura nordestina, que vende uma cerveja sempre gelada. Por fim, é hora de subir a íngreme ladeira da Misericórdia, até o lendário Alto da Sé de Olinda. Por lá, além da Igreja da Sé, não faltam restaurantes e casas de artesanato.

E tem a vista do elevador panorâmico, em um mirante que funciona em cima da caixa d’água da Sé de Olinda. São 20 metros de altura, mas infelizmente todas as vezes que fui em Olinda recentemente, ele estava fechado.

No final da tarde, a praça da Sé começa a ficar ainda mais animada, com a feirinha da praça e os vários grupos de música que aparecem pelas ruas.

Dia 2 – Domingo no Recife
Recife é uma cidade cheia de cultura, por isso nada melhor que começar seu dia conhecendo um pouco desse lado criativo da capital pernambucana. Uma boa opção para conhecer uma cidade de forma autêntica é visitar seus mercados.

Recife tem vários mercados públicos. Recomendo que você conheça o Mercado São José, o mais famoso e mais interessante para visitar. No período da tarde, siga para o Recife Antigo e curta o fim de tarde no bairro mais boêmio de Recife, começando na Praça do Marco Zero, Recife Antigo.

O bairro histórico tem atração pra todo gosto. É o lugar onde a gente encontra a alma de Recife, e é uma atração que eu recomendo muito que você inclua na sua primeira visita à cidade. Os antigos armazéns do porto foram revitalizados, e hoje abrigam museus, como o Cais do Sertão (já foi eleito melhor museu do Brasil) e restaurantes. Um lugar recomendado é o Cais Rooftop Lounge, com bons drinks e vista privilegiada do por do sol.

 

No domingo, também é dia da feirinha da Rua do Bom Jesus, uma das mais tradicionais do Recife. A feirinha começa a tarde e se estende pela noite com comidas, artesanato, artistas de rua e muito mais. É bem interessante. E no Recife Antigo deve-se visitar os seguintes lugares: Marco Zero, a rua do Bom Jesus e Sinagoga Kahal Zur Israel, a Livraria da Jaqueira, o bar da cervejaria local Babylon Station, o Paço do Frevo, a Torre Malakoff e o Parque de Esculturas de Francisco Brennand.