Pinacoteca movimenta exposição focada no centenário da Semana de Arte Moderna - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Pinacoteca movimenta exposição focada no centenário da Semana de Arte Moderna

 

A Pinacoteca de São Paulo celebra o centenário da Semana de Arte de 1922 com mostra composta por 134 obras de artistas ligados ao modernismo, que fica em cartaz até o dia 31 de dezembro. Dentre as obras está a pintura Amigos, de Di Cavalcanti, que fez parte da exposição histórica que inaugurou a Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal de São Paulo. Contudo, está também em destaque a obra Antropofagia, de Tarsila do Amaral.

São Paulo – Fachada da Pinacoteca de São Paulo, na praça da Luz.

Os quadros estão espalhados por diversas salas do museu, entre as mais de 1000 obras espalhadas pelas 19 salas que compõem a mostra Pinacoteca.  Essas obras estão identificados com selo e podem-se encontrar se encontrar na seguinte ordem: a pintura Amigos, de Di Cavalcanti (Sala 16) e Antropofagia, Tarsila do Amaral (sala 6).

Foto: Divulgação

Nesta programação também se destacam da mesma geração de modernistas, as obras: Auto-retrato, Victor Brecheret (sala1); Bananal, Lasar Segall (sala 19); Casal na varanda, Cícero Dias (sala 16); Dois Irmãos, Ismael Nery (sala 15); Portadora de Perfume, de Victor Brecheret (átrio de esculturas); Retrato Gofredo Silva Telles, Lasar Segalli (sala 16); São Paulo, Tarsila do Amaral (sala 10).

Foto: Divulgação