Artista dá um toque novo a clássica Dior Lady Art que vira obra de arte - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Artista dá um toque novo a clássica Dior Lady Art que vira obra de arte

A Maison Dior transforma bolsas em obras de arte com a coleção Sakura Field, criada pelo artista chinês Zhang Huan que recriou a bolsa Lady Dior usando miçangas e lantejoulas. Como clássicos nunca saem de moda, essa reinvenção trabalha uma das peças mais cobiçadas da Dior: a Dior Lady Art. E, o resultado ainda envolve a sexta edição de um convite a 11 artistas, de diferentes nacionalidades, para releituras do modelo eternizado pela princesa.

Foto: Divulgação

Como um dos convidados para recriar a peça, o chinês Zhang Huan, que vive entre Xangai e Nova York, incluiu as minibolsas batizadas com o nome Sakura Field. Elas são bordadas com miçangas e lantejoulas em estampas que remetem a um campo de flores povoado de máscaras budistas ­— uma paisagem encantada que, segundo o artista, combina passado e futuro.

Foto: Divulgação

Apaixonado pela filosofia budista, os temas explorados por Zhang Huan incluem os ciclos de vida e morte, a relação corpo-mente e o papel da memória. Altamente sensível à matéria, ele trabalha com água, sangue, gelo e cinzas em performances provocativas que superam seus próprios limites físicos e psicológicos. Seu corpo se transforma em tela, pincel, linguagem. Para a Dior, ele transpõe seu universo em quatro criações únicas que parecem ganhar vida quando você as observa.

Foto: Divulgação

A emblemática Lady Dior exibe assim uma obra da série “My Winter Palace”, símbolo da perpétua reinvenção da arte*, e exalta, por meio de detalhes extremamente finos, o virtuosismo da marcenaria chinesa ancestral, na encruzilhada das tradições e da modernidade.

Foto: Divulgação

As minibolsas Sakura Field, inteiramente bordadas, apresentam assim um campo de flores povoado com máscaras budistas, conectando o mundo dos vivos e dos mortos, uma paisagem encantada de mil e uma cores combinando o passado e o futuro. A etapa final dessa odisseia artística multifacetada é recriação deste ícone Dior em uma versão holográfica adornada com essas mesmas faces na impressão 3D. Uma visão criativa múltipla, da imobilidade ao movimento, ilustrações dos renascimentos.