Que tal navegar pelas piscinas naturais de São José da Coroa Grande - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Que tal navegar pelas piscinas naturais de São José da Coroa Grande

Em meio a uma vasta área ambiental, que se estende por mais de 120 km entre o litoral de Alagoas e Pernambuco, temos uma cidade que fica escondida no que é chamada Costa Dourada pernambucana: São José tem mais de 3 km de piscinas naturais, bem próximas da praia.

Foto: Divulgação/ Sandra Andrade

Esta é uma região mais rústica se comparada a Porto de Galinhas, mas abriga uma variedade de possibilidades para os fãs do surf (como a Praia de Várzea do Uma), apaixonados por cultura e patrimônio (Museu do Uma) e/ ou loucos por sol e mar com o caminho de litorâneo de corais, suas praias que formam piscinas naturais de águas transparentes, perfeitas para nadar, passear de jangada ou praticar atividades como mergulho e caiaque.

Foto: Divulgação/ Sandra Andrade

Com boas ondas e barracas rústicas, São José também é conhecida como a Terra das Piscinas Naturais e fica a 1h de Porto de Galinhas, 30 minutos de Tamandaré (Praia dos Carneiros) e muito próxima de Maragogi (menos de 10 minutos). E uma das grandes vantagens é possibilidade de passeios e diversão com muita tranquilidade.

Foto: Divulgação/ Sandra Andrade

Antes de ser emancipado em 1962, São José era um distrito de Barreiros e agora com sua independência total ela alça voo de um grande ponto litorâneo, apesar de não ser tão frequentado quantos os roteiros vizinhos. Seu nome é uma união do padroeiro da cidade e da forma como os índios caetés chamavam a região, Puirassú, que significa “coroa grande” relacionado à suas águas.

Foto: Divulgação

Por isso, esta é Terra das Piscinas Naturais que apresenta três grupos distintos a Prainha (que é a mais popular e mais próxima ao centro), a Lagoa Azul e a Areinha (na Praia do Gravatá). Para conhecer essas belezas, existem diversos tipos de embarcações, sendo a mais conhecida o Catamaran Amazônia Azul, com capacidade de 55 pessoas.

Foto: Divulgação

Apesar de possuir diferentes roteiros, o passeio até as piscinas naturais, que dura duas horas é popular do Catamaran Amazônia Azul, que percorre uma distância de menos de 1km pelos corais. Além do percurso da lancha, o catamarã ainda oferece aos finais de semana apresentações de música ao vivo para se curtir assim como o bar dentro da embarcação até o pôr do sol. Mas, quem deseja manter a programação de viajar pelo mar, o Catamarã oferece também navegação no Rio Una e parada na Ilha da Fantasia.