Engenho Cachoeira, passeio e aventura de imersão no turismo rural - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Engenho Cachoeira, passeio e aventura de imersão no turismo rural

Engenho Cachoeira traz sabores e muita diversão em Pernambuco, no município de Ribeirão, na Zona da Mata de Pernambuco, a cerca de 90 quilômetros de Recife. Com acesso pela BR-101 no sentido sul e entrando no Km 163, esta área se destaca pelo turismo rural que cresce na região.

Quem vai visitar é recebido no restaurante ao lado do açude, que é cercado de um verde impressionante e onde são servidos um café colonial, acompanhado de frutas da estação e bolos tradicionais da cozinha pernambucana, como Souza Leão. E uma vez no engenho, são muitas as opções de diversão para os amantes de esportes e campo.
A propriedade ocupa 500 hectares, mantém viva a tradição da família Carneiro Leão há 250 anos, no cultivo de cana de açúcar, hoje em escala bem menor e que é diversificada com a plantação de flores tropicais e a criação de cavalos, carneiros e búfalos.
Desta forma, vale a pena realizar uma caminhada ecológica, ou passeio de caiaque (pelo Rio Sinharém, que corta o local) e de bicicleta, pescar, caminhar entre flores tropicais, tomar um banho de bica, fazer cavalgada, passeio de charrete e a colheita de cana. Mas também há a chance de conhecer a criação de búfalos, que existia no Nordeste.
Por isso, não é incomum que o almoço tenha destaque para o filé de búfalo (a carne é bastante macia e magra), criado no próprio engenho, atividade que detalharei mais adiante. Experimenta-se ainda o leite e o queijo de búfala.
Além dos búfalos, podemos conhecer a criação de cavalos. O que mais me chamou a atenção foi um branco, lindíssimo, da raça bretão. Maior que outras raças, possui pelos ao redor das patas e uma farta crina, que cai sobre a cabeça, formando uma franja.