Sueca Canela apresenta a decolagem extraordinária do C-28 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Sueca Canela apresenta a decolagem extraordinária do C-28

O novo barco elétrico e veloz de 28 pés da Candela acaba de mostrar ao mundo para que veio com uma viagem inaugural deste recém-lançado modelo da empresa sueca. Este impressionante protótipo hidrofólio cruzou as águas do lado de fora da sede da empresa em Lidingö, Estocolmo, e atingiu sua velocidade de “decolagem” projetada de 16 nós antes de voar silenciosamente acima da água a uma velocidade de cruzeiro de 20 nós, de acordo com a empresa.
Foto: Divulgação

Ele sobe suavemente da superfície como uma baleia em busca de ar antes de deslizar sobre a água. A transição perfeita é cortesia dos hidrofólios controlados por computador do C-8, que, segundo Candela, usarão até 80% menos energia do que os planadores convencionais, o que significa mais alcance e velocidades mais altas. Os foils, claro, são retráteis para quem prefere um passeio de barco mais tradicional, e há até uma opção de piloto automático que seguirá um curso definido graças ao sistema de direção fly-by-wire.

Foto: Divilgação
Com casco de fibra de carbono, o C-8 pode cobrir 50 milhas náuticas com uma única carga com a bateria de 44 kWh empurrando-o para 20 nós. Para os velejadores que preferem um pouco mais de zip, a embarcação pode chegar a 30 nós. Isso provavelmente esgotará a bateria mais rapidamente, mas não se preocupe: ela pode ser totalmente recarregada em cerca de duas horas.
Foto: Divulgação
Dois designs estão disponíveis – um day cruiser e hardtop – e você pode escolher entre uma seleção de duas cores externas com opções de estofamento. Mas, de fato, o C-8 foi projetado para atrair um mercado mais amplo, vender aos milhares e, finalmente, competir com lanchas tradicionais movidas a diesel ou gás na classe premium de 28 a 29 pés.
Como seu antecessor, o C-8 foi projetado para cruzeiros de alta velocidade sem emissões, solavancos ou ruídos. Possui um casco de fibra de carbono elegante que Candela afirma ser muito mais eficiente do que o de um barco tradicional. Sem falar que parece bom também.
 O C-8 também está equipado com um sistema de hidrofólio de última geração com um conjunto de sensores e aviônicos aprimorados. Essencialmente, isso permite que o C-8 voe acima das ondas com menos arrasto e mais velocidade do que as embarcações convencionais.
As lâminas retráteis e o motor elétrico se estendem quando o C-8 atinge uma velocidade de 16 nós e se ajustam em tempo real para garantir um voo suave e perfeitamente nivelado, mesmo em águas agitadas. Pense nisso como o oposto polar de uma lancha saltitante. De acordo com Candela, o C-8 pode atingir até 30 nós em plena inclinação. As lâminas também podem ser retraídas se você desejar usar o C-8 como um barco “normal”.