Mostra Fashion Forward ganha versão roaming pelo Museu de Artes da Moda de Paris - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mostra Fashion Forward ganha versão roaming pelo Museu de Artes da Moda de Paris

Por ocasião do trigésimo aniversário da abertura do Museu de Artes da Moda, fundado em 1986, foi realizada exposição que prestou homenagem aos grandes momentos da moda, destacando as coleções mais importantes do mundo. Agora, o espaço promove uma versão do “Fashion Forward”, especialmente adaptada para o roaming, que adota o viés de uma viagem no tempo, desde meados do século XIX com o nascimento da alta costura até a criação mais contemporânea.

Foto: Divulgação

Propõe-se a desenhar de forma viva a evolução da moda segundo os seus criadores, segundo os seus clientes, segundo a sua época, porque mais do que nunca a moda na MAD é também um campo artístico que sabe encontrar eco nos outros campos da coleção do museu. Além de técnicas, materiais e design, a moda é também uma história de tempo e atitudes, o reflexo de uma arte de viver.

Em seu contexto, artístico e social, a mostra passa por diversas elipses que têm afinidades com a moda, incluindo até as artes decorativas. Os papéis de parede panorâmicos de Zuber, os desenhos de Paul Iribe para os vestidos de Paul Poiret, ou as portas de palha marchetadas imaginadas por Jean-Michel Frank para o escritor François Mauriac, que formam os cenários sensíveis e perfeitos para as expressões estilísticas da moda e as metamorfoses dos corpos e da aparência desde meados do século 19.

Foto: Divulgação

São assim três séculos de moda com cerca de 300 peças, numa viagem ao longo do tempo com momentos-chave na história da moda, desde o fim do século XVII até os nossos dias. O ponto de partida da exposição rebobina os reinados brilhantes de Luís XIV e Luís XV quando os códigos franceses de moda começaram a tomar forma. Além da tecnologia, materiais e design, a moda também é uma história de tempo e atitudes que refletem um estilo de vida que estão relacionados com roupas a objetos, tapeçarias, espelhos e boiseries. Neste caso, este é um encontro marcado com os nomes mais importantes na história da alta-costura: Jeanne Lanvin, Gabrielle Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent.

Foto: Divulgação