Coluna Eu uso Óculos com Dra. Virgínia Torres - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Eu uso Óculos com Dra. Virgínia Torres

Você sabia que os olhos podem ser acometidos por tumores? Embora raros, tumores malignos e benignos podem se desenvolver nos olhos em qualquer estrutura e em qualquer faixa etária. É preciso estar atento a alguns sinais.

Na criança, o tumor maligno mais frequente é o retinoblastoma. Trata-se de neoplasia maligna de origem genética que acomete a retina, estrutura responsável pelo sentido da visão. O principal sinal ocular é a leucocoria, um reflexo branco na pupila quando incide a luz. Com a progressão da doença pode haver descolamento de retina e dor ocular e, nos casos avançados, a doença pode ser fatal . A forma de tratamento é a quimioterapia e a retirada do globo ocular acometido. A doença incide em bebês até os 3 anos de vida.

Nos adultos, o carcinoma da conjuntiva e da córnea apresenta-se com certa frequência em nosso meio, pois o principal fator de risco para o desenvolvimento desta neoplasia é a exposição solar. O quadro pode se iniciar com olho vermelho e lacrimejamento, dor leve e que não responde bem ao uso de colírios comuns. Com o avanço do quadro pode surgir um nódulo na conjuntiva e na córnea. O tratamento inclui cirurgia e quimioterapia na forma de colírios.

O tumor maligno mais frequente no adulto é o melanoma. Ele acomete a região interna do globo ocular chamada coróide e não é visível ao paciente. Os sintomas relacionados ao melanoma são inespecíficos e incluem baixa visão, embaçamento, visão de flashes de luz e perda de parte ou todo o campo visual, e raramente tem dor. O tratamento inclui radiação por placas implantadas no olho ou retirada do globo ocular em casos avançados.

Cabe ressaltar ainda que alguns tumores malignos sistêmicos, como por exemplo, câncer de mama, de pulmão, de próstata e outros, podem ser implantados na coróide por meio de metástases pela corrente sanguínea. O paciente pode não ter sintomas ou pode evoluir com baixa visual rapidamente progressiva e dor, que pode levar a perda da visão e do globo ocular.

Enfim, existem uma série de tumores que podem atingir os olhos e que se manifestam com sintomas gerais e inespecíficos. É importante a avaliação oftalmológica com o especialista que irá orientar os exames necessários.

 

Serviço
VISIO Clínica de Olhos
Dra. Virgínia Torres
CRM 10922
Fone: 81 – 983200020
E-mail: contato@visio.med.br