Descubra os melhores vinhos para harmonizar com as refeições típicas da Páscoa - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra os melhores vinhos para harmonizar com as refeições típicas da Páscoa

Com a chegada da Semana Santa, as reuniões e celebrações familiares se tornam mais comuns, e mais do que trocar chocolates, este período é marcado por refeições típicas, geralmente feitas com peixes, e para deixar o momento ainda mais especial, foram selecionados as melhores opções de vinho para harmonizar com os pratos servidos.  

Bacalhau 

Foto: Divulgação

Este alimento possui um sabor intenso, marcante e muito peculiar, o que possibilita um leque de opções para harmonização, dependendo da forma como será preparado. Para os bolinhos de bacalhau ou outras receitas feitas com ele frito, o ideal é degustar com um espumante gelado ou um vinho branco com acidez elevada, como o vinho verde. Para receitas mais cremosas, um vinho branco mais estruturado com alguma passagem por barrica de carvalho vai deixar a experiência da refeição ainda mais única e marcante. Já o bacalhau assado harmoniza muito bem com vinho tinto de médio corpo. 

Foto: Divulgação

Frutos do mar e peixes

Foto: Divulgação

O vinho branco também se destaca ao lado de frutos do mar e peixes. Esta opção deixa um sabor inconfundível e conta com um aroma de frutas brancas que traz ainda mais frescos, uma combinação perfeita para apreciar com pratos como ostras, mariscos e salmão.

Foto: Divulgação

Chocolate

Foto: Divulgação

Os chocolates brancos funcionam melhor com uma tacinha de Moscatel de Setúbal, uma bebida elegante, fresca e doce sem excesso. Já o chocolate preto harmoniza com o Porto Taylor’s, com aroma de frutas vermelhas maduras, caramelo, figo, ameixas secas e notas de nozes e pimenta preta. 

Foto: Divulgação