Ouro Preto ganha raro museu de arte barroca com mais de 1.000 peças no acervo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ouro Preto ganha raro museu de arte barroca com mais de 1.000 peças no acervo

Com o objetivo de sugerir novas perspectivas e novos contextos ao famoso movimento artístico dos séculos XVII e XVIII, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, acaba de ganhar um novo museu que abriga mais de 1.000 peças pertencentes à arte barroca. 

Foto: Divulgação

Nomeado como “Museu Boulieu”, o novo espaço cultural ocupa as instalações do antigo Asilo São Vicente de Paulo, tendo seu espaço restaurado pelo Instituto Pedra, esbanjando um pavimento superior com cerca de 400 metros quadrados para seis salas de exposição. 

Foto: Divulgação

As peças encontradas por lá foram doadas pelo casal de colecionadores Jacques e Maria Helena Boulieu, e são, principalmente, de origem asiática e latino-americana, variando entre esculturas, pinturas, objetos e mobiliário, além de duas obras cedidas temporariamente pela Coleção Ivani e Jorge Yunes. 

Foto: Divulgação

No piso superior, os visitantes se deparam com a voz de Maria Bethânia, que declara os poemas de Fernando Pessoa e Camões. A programação também conta com a mostra temporária “Aleijadinho – fotografias de Horacio Coppola”, realizada em parceria com o IMS.