Daniel Patrick Giles engarrafa cartas de amor olfativas com a Perfumehead - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Daniel Patrick Giles engarrafa cartas de amor olfativas com a Perfumehead

Durante o auge do Covid-19, o estilista americano passou três meses na cama com oxigênio lutando pela vida e, ao se recuperar da doença adquirida em um período anterior à vacina, apostou resolveu apostar em novas possibilidades e criou sua promissora marca de fragrâncias, a Perfumehead, que engarrafa cartas de amor olfativas para Los Angeles, a cidade que o acolheu. “Isso realmente me deu uma apreciação muito maior do perfume e acho que reformulou parte do meu pensamento sobre a marca”, diz ele. “Agora, um dos objetivos de longo prazo que tenho com esta marca é iniciar uma fundação de caridade que lida com o cérebro. A Covid teve um grande impacto no meu cérebro, então quero fazer algo que realmente comece a focar na saúde do cérebro.”

De fato, o seu fundador têm uma nova visão sobre o uso de aromas para contar histórias, uma vez que a doença o fez perder o olfato. E, agora, seu objetivo ao lançar o Perfumehead é atrair as pessoas a entrar no que ele chama de “osmocosmo” (osmo é a palavra latina para cheiro) – criando retratos sensoriais de aromas com poemas que os acompanham – permitindo que aqueles que compram do Perfumehead se envolvam totalmente em sua cena de escolha. “É muito dimensional para mim”, diz ele sobre a fragrância.

A marca lançou sua coleção de sete fragrâncias unissex online exclusivamente com Violet Gray em setembro passado; em fevereiro, eles ficaram disponíveis na Bergdorf Goodman . Lá, os entusiastas do perfume podem borrifar, borrifar e aplicar camadas de aromas exclusivos pessoalmente, com ênfase no último.  “Uma das coisas maravilhosas de estar na frente das pessoas e trabalhar com os clientes [na Bergdorf’s] é descobrir que a maioria das pessoas estava realmente comprando duas fragrâncias de uma vez”, diz Giles.

“Fiquei realmente surpreso com isso e perguntava por quê. Eles responderam, ‘Oh, bem, acabei de criar meu próprio perfume.’ Há uma nova geração de pessoas – e como elas usam fragrâncias, por que usam fragrâncias, como criam fragrâncias – muito disso é sobre auto-expressão e individualidade.” Embora a nostalgia despertada ao cheirar a primeira coleção de Perfumehead provavelmente seja única para o usuário, cada uma é profundamente pessoal para Giles, que as moldou como cartas de amor para Los Angeles, a cidade que ele chamou de lar na última década.

Os destaques incluem Reine de Anges (a Rainha dos Anjos), uma rosa escura e matizada com notas inebriantes de vetiver, âmbar, couro e patchouli. Apesar dessas notas fortes, ele não parece atalcado ou pesado, em vez disso apresenta uma abertura única e suculenta que o torna usável em qualquer estação.

“Reines de Anges é uma referência ao passeio noturno pela Mulholland Drive, as luzes da cidade abaixo, ouvindo Primal Scream e Kate Moss cantando uma música na Mulholland Drive de David Lynch”, diz ele . “Então, para mim, é muito cinematográfico e cheio de camadas. Há um pouco de mistério e acho que meio que hedonista nessa fragrância, porque você realmente não pega a rosa imediatamente, mas ela floresce nela.”

O caloroso e indulgente quarto n. Giles encontrou sua inspiração para o aroma fresco e orvalhado no filme Somewhere, de Sofia Coppola, moldando-o para evocar a sensação de um oásis cercado por exuberantes e densas plantas tropicais – a piscina cintilante convidando você para um mergulho. No final deste ano, Giles diz que há ainda mais Perfumehead para esperar, como uma fragrância inspirada na hora dourada e um perfume de vetiver que evoca aquela sensação deliciosa de acordar na cama ao lado de alguém, lençóis amarrotados e café ainda não feito.