Coluna Eu uso Óculos com Dra. Marilia Medeiros - Multifocais: vilão x aliado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Eu uso Óculos com Dra. Marilia Medeiros – Multifocais: vilão x aliado

Completar 40 anos é um marco para a grande maioria das pessoas. Percepção da ”perda” da juventude, formação do núcleo familiar próprio e cobrança da sociedade por uma estabilização profissional fazem parte dessa etapa de vida mas, ironicamente, um dos fatos que mais impactam o indivíduo é a chegada da presbiopia – a famosa vista cansada.

Dormimos bem e um belo dia acordamos com a visão para perto embaçada! Esticar o braço, aumentar a fonte do celular/computador e procurar uma fonte luminosa são artifícios que resolvem por pouco tempo. A ida ao oftalmologista confirma o diagnóstico: O senhor / a senhora precisa usar óculos para perto.

Boa parte dos pacientes já expressaram o receio do uso do multifocal.

  • Doutor, soube que a adaptação é ruim , dá tontura, náuseas, vê-se degrau no chão, torcicolo e por ai vai.

Sem dúvida, alguns pacientes têm mais dificuldade no uso dos multifocais. Mas hoje dizemos que uma pequena minoria, cerca de menos de 5%, podem apresentar uma verdadeira intolerância. Antes de rotularmos os multifocais como vilão, devemos ter em mente que para obtermos uma boa adaptação, dependemos de uma cadeia:

  • prescrição do médico;
  • escolha adequada da armação;
  • medidas realizadas na ótica;
  • escolha da lente  multifocal;
  • montagem do laboratório.

Havendo qualquer falha em um dos elos dessa cadeia, a adaptação ao multifocal fica comprometida e, consequentemente, sua fama de vilão se perpetuará. Respeitando todo o processo, eles serão nossos aliados, facilitando nosso cotidiano, promovendo uma excelente visão em todas as posições do olhar, para longe e para perto.

 

Serviço

Dra. Marilia Medeiros

CRM 12136

Oftalmologista do IOR – Instituto de Olhos do Recife

Fone: 2122-5000