Coluna A Melhor Versão da sua Pele com Dra. Juliana Fontan - Vamos falar um pouco sobre o melasma? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna A Melhor Versão da sua Pele com Dra. Juliana Fontan – Vamos falar um pouco sobre o melasma?

O melasma não é uma simples manchinha de sol. É uma doença multifatorial com uma forte predisposição genética, onde os melanócitos que são as nossas células responsáveis pela produção do nosso pigmento, melanina, eles estão hiper-reativos, ou seja, com a mínima exposição solar eles irão produzir mais pigmento do que o necessário.
Além da exposição solar, existem inúmeros outros fatores que podem agravar o melasma, fazendo com que não se tenha uma boa resposta ao tratamento que está sendo feito. Um dos fatores é o calor, calor de fogão, calor de secador, o mormaço, entre outros. Uma dica é usar e abusar da água termal, ela ajudará a resfriar a pele.
A luz visível ou luz azul, como luz de celular, de computador, luz de lâmpadas, é também outro fator que pode agravar o caso do melasma, a proteção indicada para esse tipo de luz é usar protetor solar com cor, é importante ser com cor pois o óxido de ferro presente nesse produto protege contra a luz visível, garantindo essa proteção extra. Outro fator de agravo dessa doença é o fator hormonal, seja ela pelo uso de anticoncepcionais, gravidez, entre outros. Devido ao estímulo hormonal se pode ter o aparecimento ou o agravamento dessas manchas.
Sempre lembrando que o grande e principal vilão do melasma é a exposição solar, então mesmo que você siga à risco o seu tratamento, se sua pela for exposta ao sol sem as devidas proteção, tudo pode acabar voltando. Então fica esse alerta, não devemos nos descuidar nunca, mesmo que o tratamento esteja mostrando resultados positivos, sempre será necessário usar protetor solar, lembrando de reaplicá-lo a cada hora. Métodos físicos também são fundamentais para aumentar ainda mais essa proteção, seja por meios de chapéus de abas largas, óculos escuros ou roupas de proteção UV.

 

Serviço
Dra. Juliana Fontan
CRM 15198 RQE 136
Telefones
81 3125-5008 | 81 99984-3880
Instagram: @clinicadonnapelle
@julianafontandermato