Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda - O Dress Code tende a chegar ao fim? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda – O Dress Code tende a chegar ao fim?

Vestir é uma forma de comunicação não verbal. Tudo o que vestimos comunica algo. Por esta razão surgiu o chamado Dress Code, a fim de regularizar o vestir em determinadas ocasiões e ambientes e colocar todas as pessoas de determinado ambiente/ ocasião em pé de igualdade e por mais que venha se modificando ao longo do tempo, seu objetivo sempre foi incluir.

Assim como as regras de etiqueta, O Código de vestimenta, visa facilitar a escolha do que se veste, estabelecendo regras, objetivos de comunicação.

Acontece que ao longo do tempo, novas formas de vestir surgiram, mais livre ficaram as pessoas na sua forma de se apresentar. E o que deveria ser inclusivo, passou a excluir de certa forma, pois determinadas regras ficaram um tanto obsoletas. Explico: hoje as individualidades são mais valorizadas, porém, as regras de etiqueta e códigos de vestimenta visam a colocar todos em pé de igualdade, lembra? Aquele, portanto, que dali destoa minimamente, pode vir a sofrer com uma certa exclusão. Explico novamente: antes tatuagens eram vistas como algo negativo no ambiente de trabalho. Hoje as pessoas buscam mostrar as tatuagens que carregam a fim de afirmar sua individualidade e sua comunicação não verbal. E algumas empresas não se atualizaram quanto a essas mudanças.

Não prevejo, porém, o fim do Dress Code, mas reconheço a necessidade de se respeitar as individualidades de cada um. Vários ambientes de trabalho necessitam de regulamentação pela própria natureza da profissão, é o caso do ambiente jurídico, que hoje abre concessões e tem se atualizado, mas ainda mantém a necessidade de seriedade.

Cada um é cartão de visitas de si mesmo, de uma organização ou instituição… a depender da mensagem que se deseja passar, é necessário entender o que os códigos visuais representam. Afinal, qual a credibilidade/seriedade de um juiz que venha a proferir uma sentença vestido palhaço expressaria?

 

Serviço

Roberta Mégda

Consultora de Imagem | Estilo | Moda

Instagram: @robertamegda