Global Finance divulga a lista dos países mais ricos do mundo consagrando Luxemburgo
A revista financeira mensal Global Finance, fundada por Joseph D. Giarraputo em 1987, acaba de revelar a lista dos países mais ricos do mundo, com os indicadores de riqueza principais sendo o Produto Interno Bruto, o PIB per capita ou a Renda Nacional Bruta (RNB).
Luxemburgo / Foto: Divulgação
Em sua análise, a organização observou que, mesmo os países mais ricos têm alguns cidadãos vivendo na pobreza, e mesmo os mais pobres abrigam vários residentes extremamente ricos, sendo um indicador justo de saúde financeira geral de uma nação.
Luxemburgo / Foto: Divulgação
Quando um ranking é baseado principalmente no PIB, as nações mais ricas estão entre as maiores economias, como os Estados Unidos, a China, o Japão e a Alemanha. Mas, para a surpresa de muitos intelectuais, o país que ocupou o primeiro lugar na lista foi Luxemburgo.
Luxemburgo / Foto: Divulgação
Luxemburgo possui uma alta proporção de trabalhadores transfronteiriços, onde, embora contribuam para a riqueza do país, não são incluídos quando o PIB é dividido por habitantes, levando a número artificialmente alto. A lista continua com Cingapura em 2º lugar, Irlanda em 3º lugar, Catar em 4º lugar, Macau em 5º lugar e Suíça em 6º lugar.