Vale do Café, no Rio de Janeiro, recebe circuito de visitas temáticas até setembro - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vale do Café, no Rio de Janeiro, recebe circuito de visitas temáticas até setembro

Os meses de agosto e setembro são como uma pré-estreia da primavera para os cafezais, onde, no Vale do Café, localizado no Rio de Janeiro, várias fazendas e parques já estão oferecendo programações e cardápios especiais para celebrar a chegada deste período. 

A Fazenda Aliança Agroecológica, localizada na cidade de Barra do Piraí, está ligada à cafeicultura desde o século XIX, e no dia 27 de agosto, o evento Rota do Grão passa por lá para oferecer passeios pelas instalações históricas, acompanhamento do processo de cultivo, a honra de presenciar as ordenhas das búfalas e o colhimento das hortaliças para o almoço e workshop com barista que mostra o preparo do café moído na hora. As caminhadas estão sendo complementadas com um drink de café de boas vindas e um cardápio com sobremesas preparadas com café verde e casquinhas de café torrado. 

Fazenda Alliança Agroecológica

Foto: Divulgação

Já o Sítio Werneck, localizado na cidade de Rio das Flores, oferece a “Provinha de Cachaça” com a Cachaça Werneck, além de uma visita guiada pelos próprios donos. Em seguida, os visitantes são direcionados até a Fazenda União, casarão original do ano de 1836, para um almoço e uma visita guiada pela sede, também no dia 27 de agosto. 

Rota do Grão: circuito de visitas temáticas no Vale do Café (RJ) | Viagem e  Turismo

Foto: Divulgação

No dia 28 de agosto, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, localizada no município de Vassouras, recebe os visitantes para uma visita que conta como era o cultivo e preparo dos grãos no Vale do Café dos séculos XVII e XIX, relembrando o cotidiano dos trabalhadores. 

Fazenda São Luiz da Boa Sorte: uma da mais aconchegantes do Vale do Paraíba  - CheckHotels

Foto: Divulgação

Também no dia 28, o Jardim Ecológico Uaná Etê, localizado em Engenheiro Paulo de Frontin, recebe os visitantes com uma programação e cardápio diferenciados, onde o bistrô do local serve grelhados com molho de café ao som de uma harpa, juntamente com bebidas inspiradas nos signos do zodíaco. Será possível participar de plantios de pés de café. 

Jardim Uaná Etê - Hotel Santa Amália

Foto: Divulgação

Por fim, a Fazenda das Palmas, também localizada na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, está fazendo visitas guiadas relacionadas à cachaça, e não a o café. O roteiro segue pelas áreas externas da propriedade, passando por um circuito de artes a céu aberto, pelo canavial e também pelo alambique, onde é produzida a Cachaça Pindorama. Para finalizar a experiência, os visitantes poderão degustar um lanche com itens de produção local, juntamente com a prova da bebida artesanal. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Foto: Divulgação